Cada vez é mais importante ter um bom desempenho nos nossos sites/blogs para que não sejam penalizados pelo Google e se mantenham nas posições cimeiras dos resultados das pesquisas. Uma boa ferramenta para analisar o desempenho do seu site é o GTmetrix que analisa o seu site detalhadamente e sobretudo o tempo que demora a carregar as suas páginas, dando dicas e indicando a origem dos problemas que vai encontrando.

Aconselhamo-lo a complementar a sua leitura com o seguinte artigo:

 

 

 

Para que serve o GTmetrix?

O GTmetrix utiliza ferramentas como o Google Page Speed e o Yslow Yahoo para juntar num só sitio os problemas e recomendações relativas ao seu projecto.

 

Segundo alguns estudos, um utilizador apenas se mantêm em sites que em média demoram menos de 4 segundos a carregar as páginas (o que não acontece em muitos sites da internet). Esta demora em abrir páginas pode ocorrer por diversos factores, entre eles erros de código, imagens mal optimizadas que fazem com que as páginas sejam demasiado pesadas, entre outros. Para terem uma ideia, a página do Facebook, que se encontra na primeira posição do TOP do GTmetrix, tem apenas 165kb e demora 0.69s a carregar!

Assim, com o GTmetrix, você poderá analisar quais as áreas do seu site que necessitam de ser optimizadas, elevando o seu desempenho e, possivelmente, a satisfação dos seus leitores.

Como utilizar o GTmetrix?

Para usar o GTmetrix, aceda à sua página e digite o endereço do seu website no campo indicado.

Espere um pouco até que o serviço faça a análise ao seu site.

gtmetrixpagina

Depois pode analisar detalhadamente o que acontece no seu site e ver as recomendações que lhe são feitas.

E você, preocupa-se com a performance do seu site/blog?

 

Tal como dissemos no início do artigo, é extremamente importante que o seu projecto seja rápido a carregar, tanto para a satisfação dos seus leitores, como para a velocidade de carregamento. Não deixe de dedicar algum do seu tempo à optimização do seu site!

Até já!