O que é um Favicon?

Favicon, palavra derivada de Favorite (favoritos) e Icon (Ícone), é uma imagem que representa o seu site e aparece junto da barra de endereço, nas listas de favoritos ou nas barras dos separadores.

Associar um destes ícones ao seu website é bastante simples e dá um ar muito mais profissional ao seu projecto. Tem diversas vantagens, uma vez que ajuda os seus leitores a encontrar o seu site nas suas listas de favoritos e pode ser uma excelente maneira de chamar a atenção dos leitores.

Como criar o Favicon

Para criar o Favicon crie uma imagem de 16×16 pixels e use a sua imaginação para criar figura que salte à vista para o seu website. Grave com o nome favicon. O formato do ícone é .ICO, caso não tenha nenhum programa que grave ou converta para este formato, pode gravar em outro qualquer formato e depois edite a terminação para .ICO como na imagem em baixo.

 

Poderá também usar um destes dois serviços online para criar o seu Favicon:

 

Associar o seu Favicon ao seu site

Para associar o seu Favicon ao seu site irá necessitar de um programa FTP. Recomendamos-lhe o FTP FileZilla:

Copie o seu ficheiro favicon.ico para o directório principal do seu tema e para o directório principal do seu site.

Para confirmar se copiou o seu ficheiro para o directório principal do site digite na barra de endereço:

Depois de copiar o seu Favicon vá ao código fonte do seu site (se for no WordPress vá ao menu “Aparência”, submenu “Editor”) e procure onde começa o header do site (no WordPress edite mesmo o header.php)

Procure a linha de código que começa com (se existir):

rel="shortcut icon e termina com /favicon.ico" />

E substitua/adicione pelo seguinte código:

rel="shortcut icon" href="<!--?php bloginfo('stylesheet_directory'); ?-->/favicon.ico" />;

Grave as alterações e confirme se já aparece o seu ícone na sua lista de favoritos! Caso não apareça, experimente apagar o cache do seu browser e carregue de novo a página.

Até já!