Fazer atualizações da core ou dos plugins dos webmasters e blogueiros que usam o WordPress é, por vezes incómodo. Muitos deles definem horários conforme os menores número de visitas para tentar minimizar o número de visitantes que aterram na sua página de manutenção. A verdade, é que muitos dos visitantes que vão ao seu site pela primeira vez e se deparam com uma página destas não voltam. No entanto, há uma maneira de, pelo menos, minimizar ou suavizar esses riscos alterando e personalizando a sua página de notificação de manutenção.

Leia também:

Como personalizar a página de manutenção do seu site WordPress?

Para personalizar a sua página de manutenção, apenas tem que seguir uns passos muito simples. Comece por abrir um editor html ou php como o Adobe Dreamweaver ou o Notepad++. Salve essa mesma página com o nome maintenance.php.

 manutenção

Agora aplique a sua criatividade para produzir uma bela página de manutenção que mantenha os seus visitantes no seu site ou, pelo menos, que voltem quando o site já não estiver em manutenção. Lembre-se que são estes pequenos pormenores que poderão ajudá-lo a ter uma boa performance em relação à sua concorrência e para deixar os seus leitores mais satisfeitos. Não deixe, no entanto, de ser transparente omitindo o facto de estar em manutenção. Diga a verdade aos seus leitores porque, afinal de contas, é uma operação normal em todos os sites.

Para por a sua página maintenance.php a funcionar, basta enviá-la para a pasta /wp-content/ do seu WordPress através de FTP.

Deixamos-lhe aqui algumas das melhores páginas de manutenção que já vimos:

twitter manutenção

Até já!