O Google Webmasters Tools é uma das mais importantes ferramentas fornecidas pela Google para qualquer empreendedor da web. Praticamente todas as estratégias de SEO partem de informação obtida nas ferramentas da Google e, esta em particular, pode ser uma autentica alavanca para o sucesso do seu blog.

google webmasters tools

Esta ferramenta gratuita da Google, foi concebida especialmente para webmasters e permite notificar os motores de busca mais rapidamente de todas as alterações nos seus sites e analisar todos os passos do seu site na net.

Para uma melhor interpretação, considere ler os seguintes artigos:

 

Como trabalhar com o Google Webmasters Tools?

Adicionar um site

Para adicionar o seu site ao Google Webmasters Tools vá, na sua página inicial depois de fazer login, ao botão Adicionar um Web site e coloque o endereço do website que deseja adicionar.

adicionar site

Depois de adicionar o site, terá que confirmar a propriedade do site, seguindo as instruções dadas pelo sistema que são muito simples.

Painel principal

painel inicial

Quando estiver com o seu site adicionado e com a propriedade confirmada, deve agora ver o painel do seu site que lhe dará um resumo sucinto de como se encontra o seu site na internet.

No painel principal do Google Webmasters Tools poderá ver as pesquisas mais correntes, os erros de indexação, as palavras-chave mais importantes, os sitemaps e os links para o seu site. Tudo isto lhe é apresentado de um modo resumido para que possa ter ideia do trabalho que tem pela frente, podendo ver cada um dos parâmetros mais pormenorizadamente consultando os menus do Google Webmasters Tools.

 
 
 

Configuração do site

Se quiser obter o máximo da ferramenta disponibilizada pela Google, é necessário configurar corretamente o seu site. Quanto melhor otimizadas estiverem as configurações, melhor será o resultado do seu trabalho para o seu site!

Sitemaps

sitemaps

Tal como já foi escrito no artigo “Como criar e submeter automaticamente sitemaps no Google Webmasters Tools”, criar e submeter um sitemap é essencial para que os motores de busca consigam saber qual o conteúdo do seu site e mante-los notificados quando há alterações nos diversos sites que possua. Poderá ser uma boa estratégia, se usar o WordPress, ler o seguinte artigo:

De notar, que um sitemap não pode conter mais de 50.000 links nem mais de 10Mb, pelo que se exceder estes limites deve repartir os seus links por mais que um sitemap.

Quando criar o seu sitemap, poderá submete-lo carregando em Enviar um Sitemap e introduzindo o endereço correto do mesmo.

Acesso do crawler

acesso crawler

Se você não quer indexar aos motores de busca algumas secções do seu site, você deve negar o acesso dessas zonas aos robots da Google. Para isso, no texto robots.txt, faça “Disallow:conteúdo que quer negar o acesso”, tal como indica a imagem. Poderá também gerar um ficheiro robots.txt que garantirá que o seu crawler está de acordo com o que o Google quer!

Links para o site

sitelinks

Quando você for autoridade para determinado tipo de palavras-chave nas pesquisas do Google, você tem direito a mais que um link para o seu site, ou por outras palavras, tem direito a sitelinks. Estes sitelinks são escolhidos aleatoriamente pelo Google, no entanto você poderá escolher quais é que não quer mesmo que apareçam neste menu!

Para despromover um determinado link da zona de sitelinks, basta preencher os dados que pede na página.

Alteração do endereço

alteração endereço

Se alterar o endereço do seu site, é essencial que o Google saiba desta mudança, senão arrisca-se a perder todos os seus visitantes provenientes dos motores de busca!

Para notificar o Google da mudança corretamente apenas tem que seguir os 4 passos indicados na página:

1 – Configurar o novo site – Configure o novo site e certifique-se que todos os links internos apontam para o novo domínio.

2 – Redirecionar todo o tráfego do seu site antigo – faça um redireccionamento 301 para que os seus visitantes saibam para onde se mudou!

3 – Adicione o seu novo site às ferramentas do Webmaster – Faça o que ensinamos a fazer no inicio do artigo e junte ao Google Webmasters Tools o seu novo site e verifique-o corretamente.

4 – Indique-nos o URL do seu novo domínio – notifique o Google do novo link para o seu site!

 

Definições

definições

No menu definições, você poderá definir 3 coisas:

Pode definir qual a região do seu publico alvo. Se, como no nosso caso, o seu publico alvo for todos os falantes da língua portuguesa, não teria nexo definir o publico alvo apenas Portugal, por exemplo. Se estiver numa situação semelhante não defina nenhum publico alvo.

Pode escolher a sua preferência de domínio. No entanto, é aconselhado que não defina nenhuma preferência, porque irá limitar a capacidade de memorização dos seus leitores que podem ter maneiras diferentes de se lembrar do seu site.

Recomendamos-lhe também que deixe a taxa de rastreamento ser definida pelo Google, para que o acesso do crawler seja otimizado.

Parâmetros URL

Neste menu, deixe tudo como está. Os parâmetros são definidos pelo Google para que as indexações sejam mais eficientes, portanto se alterar alguma coisa poderá perder capacidade de indexação.

O seu site na Web

Consultas de pesquisa

consultas de pesquisa

Este menu é sobretudo informativo. É a partir daqui que consegue saber para que pesquisas e palavras-chave está bem posicionado e avaliar as impressões e cliques que obtém.

Analisar estes pontos pormenorizadamente é muito bom para saber que estratégias de SEO deve adotar e quais as que já adotou que estão a funcionar!

Links para seu site

links para seu site

Aqui poderá ver quais os sites que estão a linkar mais para si! Uma boa estratégia de melhorar o seu rank é ganhando backlinks.

Recomendamos-lhe vivamente que leia o seguinte artigo:

O melhor é ganhar backlinks naturalmente, no entanto apostar em agregadores de conteúdo ou diretórios de blogs é uma excelente opção também! Deve avaliar neste menu também quais os conteúdos do seu site que estão a ganhar mais backlinks e garanta que o seu numero continue a crescer para saber que as suas estratégias estão corretas!

Palavras-chave

palavras chave

Neste menu pode encontrar as palavras-chave mais comuns no seu website que foram encontradas pelo Google. Poderá comparar a relevância das várias palavras para saber que estratégias de SEO terá que adotar. Poderá produzir conteúdo vocacionado para determinado tipo de palavras que gostaria que tivessem mais relevância no seu site.

Links internos

links internos

Para melhorar o rank do seu site é necessário que adote estratégias de Link Building. Neste menu poderá ver quais as melhores estratégias adotar para que tenha sucesso no seu site. Poderá ver se pequenos truques de Link Building que utiliza estão a surtir efeito.

Para saber as melhores estratégias de Link Building leia o seguinte artigo:

Diagnósticos

Esta zona do Google Webmasters Tools é destinada a diagnósticos essenciais para a manutenção do seu website. Aqui pode identificar diversos problemas que estejam a surgir no seu site.

Software Malicioso

malware

Se o Google encontrar algum software malicioso no seu site será imediatamente informado e poderá aqui identificar o problema.

Erros de indexação

erros indexação

Aqui aparecem os diversos erros de indexação que os robots do Google encontram no seu site. Páginas perdidas, ligações que vão dar a conteúdo inexistente, entre outros problemas, aparecerão aqui listados. Poderá então identificar a fonte dos erros e tentar corrigi-los para que não tenha problemas acumulados.

Estatísticas de rastreamento

Aqui é onde poderá confirmar que os robots do Google estão a fazer o seu trabalho. Se não tiver atividade nos gráficos que aparecem, é sinal que o Google não está a rastrear o seu site. Verifique este menu periodicamente para ter a certeza que está tudo bem com o rastreamento do seu site.

Sugestões de HTML

sugestoes html

Quando o Google encontra alguns aspetos HTML que acha que podem ajudar no rastreamento do seu website, eles irão identifica-los e sugeri-los a você. Assim garantem que você pode ajudar o seu site fazendo alguns trabalhos específicos que sem o aviso deles você poderia nem sequer saber. Há sugestões que são mais comuns do que outras como por exemplo haver títulos demasiado grandes e outros demasiado pequenos para o rastreamento. Mas não há nada melhor do que ver você mesmo e tirar as suas conclusões.

 

O que você faz no Google Webmasters Tools?

Agora já pode tirar o melhor desta excelente ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google! Diga-nos como você tira o melhor dela também!

Até já!