Já aqui falamos imensas vezes da importância de ter uma Newsletter para fidelizar leitores, assim como ensinámos a criar um serviço de Newsletter através do FeedBurner. Ter um serviço que informe quando há novos artigos no seu site ou blog é extremamente importante. O serviço de subscrição de um site é o primeiro passo para a criação de uma comunidade no seu site, assim como é a base para uma boa rentabilização de todo o seu projeto.

newsletter

Certamente que já leram imensas vezes em diversos sites que é imprescindível ter uma lista de subscritores grande para ter sucesso nas suas campanhas de Email Marketing. No entanto, não se esqueça que para fazer as campanhas de Email Marketing é necessário primeiro ter essas grandes listas de emails. É portanto uma boa ideia começar a trabalhar na base, ou seja, na conversão dos seus leitores em seus subscritores.

Como devem saber, uma caixa de subscrição é a maneira mais eficaz de aumentar a sua lista de seguidores da sua Newsletter. Esta caixa consiste apenas num campo para inserir o email e um botão para passar a receber os novos artigos diretamente na sua caixa de email. Para obter essa famosa caixa, pode simplesmente usar a que o serviço do FeedBurner dispõe, mas se se ficar por aí, será difícil ter muitos visitantes a assinar a sua Newsletter. O melhor mesmo será tornar essa mesma caixa mais atrativa e agradável e verá que os seus subscritores aumentarão a um ritmo mais acelerado.

 

Para ter a sua caixa de subscrição personalizada, copie o seguinte código e cole-o onde quer que apareça a sua caixa de subscrição, alterando o que for necessário:

<div class="caixasubscricao">
<h3>Assine a nossa Newsletter</h3>
<div class="hl"></div>
&nbsp;
<form  action="http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify" method="post" target="popupwindow" onsubmit="window.open('LINK DO SEU FEED', 'popupwindow', 'scrollbars=yes,width=550,height=520');return true"><p>
<input type="text"  name="email" id="e-mail" value="Insira aqui o seu mail" onclick="this.value='';"/></p>
<input type="submit" class="solid" value="Assinar"/>
<input type="hidden" value="ID DO SEU FEED" name="uri"/>
<input type="hidden" name="loc" value="pt_BR"/>
</form>
</div>

 

Em LINK DO SEU FEED, coloque o link do seu RSS feed, como por exemplo http://feeds.feedburner.com/escolablog_com.
Já em ID DO SEU FEED, coloque o id do seu RSS feed, como por exemplo o nosso escolablog_com.

Depois de ter copiado o código HTML, pegue no seguinte código CSS, responsável pela personalização da caixa de subscrição da Newsletter e cole-o no seu ficheiro style.css:

.caixasubscricao { background: #fff; border:2px solid #4169E1; border-radius: 2px;padding: 5px; height:80px;}
input[type="submit"].solid {position:relative;left:220px;top:-42px;border:2px solid #DCDCDC; border-radius: 2px; background:#DCDCDC;color:#4169E1;font-weight:bold;}
input[type="submit"].solid:hover {border:2px solid #4169E1; border-radius: 2px; background:#4169E1;color:#fff;cursor:pointer;}
#e-mail {background:#CFCFCF; border:1px solid #000; border-radius: 2px;padding:5px;width:200px;}

Se desejar alterar alguma coisa, pode fazê-lo sem problema algum e com muita facilidade. O código CSS é muito simples de entender mas também muito poderoso. É fantástico o que se consegue fazer com meia dúzia de caracteres!

O efeito final da sua caixa de subscrição deverá ser semelhante ao seguinte:

caixa

O que achou da sua nova caixa de subscrição?

Agora que já tem uma caixa de subscrição personalizada, aproveite e faça propaganda à sua Newsletter e angarie novos subscritores!

Até já!