Comparativo WordPress x Blogger

Gostaria de agradecer ao André Vinhas pela oportunidade de postar este Guest Post em um blog de tanta qualidade, como é o Escola Blog e convidá-los a conhecer melhor meu projeto, o Afiliados-na-web.com.

Esse é sempre um tema que gera polêmica na internet quando citamos, pois existem muitos apaixonados por WordPress e da mesma forma pelo Blogger. Eu posso dizer que trabalho com ambas as plataformas, por isto consigo ver os dois lados de maneira neutra. De fato, as duas plataformas são as mais utilizadas por bloggers da língua portuguesa e tem sido a primeira opção de muitos.

Encontramos frequentemente na internet posts falando se referindo ao blogger de forma negativa, citando que não é possível ter uma blogagem profissional em tal plataforma. Porém eu discordo, pois trabalho com ela e posso citar muitos exemplos de bloggers bem-sucedidos com a mesma. De fato o WordPress possui algumas características, principalmente relacionada a SEO e auto-responders, que podem tornar a vida de problogger na blogosfera muito mais eficiente e fazer com que atinja um publico ainda maior, porém mesmo assim é possível blogar de forma profissional no blogger. Neste artigo, vou elencar algumas vantagens e desvantagens que vejo de cada uma delas.

Comparativo WordPress x Blogger

Facilidade de manuseio

Embora não considere o WordPress uma plataforma difícil, pelo contrário, mais de fato começar a blogar na plataforma blogger é muito fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, mesma que não tenha conhecimento algum avançado de informática. Este talvez seja um dos motivos que o blogger seja mal visto por bloggers profissionais, pois devido a sua facilidade de criação e manutenção, o mesmo é utilizado por muitos que não tem a mínima noção do que é um blog profissional e se aventuram na internet sem nenhuma qualidade de conteúdo. Já no WordPress, embora sua manutenção não seja complicada, existe um trabalho inicial de instalação do wordpress, configuração de domínio (obrigatória para hospedagem própria), instalação de tema e etc.

Leia Também

Investimento Zero

Embora também o wordpress tenha um investimento pequeno, ele existe. Investimento com aquisição de domínio, hospedagem do blog, e compra de plugins são custos que não existem na plataforma blogger. Embora este tipo de investimento gere retorno, na plataforma blogger conseguimos começar nossas atividades sem ter que desembolsar nenhum centavo. Este é um outro fato que aumenta o numero de bloggers aventureiros nesta plataforma, denegrindo um pouco sua imagem.

Flexibilidade

Este já não dá para negar que o WordPress esteja um ou mais de um passo a frente. Nesta plataforma, a possibilidade de instalação de plugins oferece uma flexibilidade altíssima para os bloggers que utilizam-se da plataforma. Estes plugins, possibilitam diversas funcionalidades para os blogs, tal qual gerenciamento de cache, auto-responders, gerenciadores de pop-up, gadgets interativos e muitos outros. Talvez este seja um dos fatores na qual muitos tem migrado para esta plataforma, em busca de obter esta flexibilidade.

Recursos

Embora o blogger possua também uma grande diversidade de recursos que possibilitam o gerenciamento de blogs, o WordPress também esta um pouco a frente neste aspecto. Nele, podemos gerenciar seu cache, possibilitando um desempenho muito melhor do blog, acrescentar um auto-responder, aumentando significamente as conversões do projeto (quando utiliza-se desta tipo de recurso) e muitas outras funcionalidades obtidas através de plugins gratuitos ou ainda plugins desenvolvidos por empresas com baixo valor de investimento. Estes aspectos tornam os blogs desta plataforma mais competitivos em uma disputa tão acirrada.

Estabilidade

Embora possamos contornar o problema de estabilidade escolhendo um provedor de hospedagem de qualidade, é de fato que a hospedagem dos blogs na plataforma blogger é muito eficiente. Neste aspecto, os probloggers do blogger estão bem servidos e não tem que se preocupar com este gerenciamento. Este aspecto é muito importante, pois além de perdermos visitantes no período que estamos fora do ar, caso tenhamos algum robo de mecanismos de busca nos visitando neste período isto poderá comprometar nossas páginas nos resultados deste buscador. Portanto, uma boa hospedagem interfere diretamente nos resultados dos posicionamentos das buscas.

Estas são algumas comparações que faço entre as duas que considero as melhores plataformas de blogs existentes. Particularmente, prefiro o WordPress para gerenciamento profissional de blogs, embora o Blogger também seja uma boa alternativa.

E você, o que pensa a respeito?