Há muitos blogueiros que se perguntam o que será do futuro dos seus projetos, para que consigam prever os acontecimentos e estarem preparados para o que o futuro nos irá trazer. No entanto, a não ser que você tenha uma bola de cristal e consiga ter visões do futuro, não conseguirá prever nada sem seguir as tendências atuais e analisar possíveis desfechos para essas tendências.

futuro

Aqui no Escola Blog, tenho tentado analisar e antecipar algumas questões que acho que vão ser relevantes para o site e tenho andado a trabalhar constantemente no site para que este se adapte mais facilmente ao futuro que aí vem.

Vamos então falar um pouco do que considero que será o futuro dos nossos sites e blogs!

A consolidação do HTML5 e CSS3

html5 css3

Penso que é indiscutível que o HTML5 e o CSS3 são uma maravilha comparados com os seus antecessores. Por essas razões e pela simplicidade que eles trouxeram ao webdesign penso que será um futuro que estará presente na maioria, para não dizer totalidade, dos sites e blogs da internet.

A vinda destes dois parceiros veio trazer maior dinâmica a este setor da web que tem evoluído bastante nos últimos tempos e onde a tendência parece ser para manter. Grande parte dos sites que não foram abandonados estão a preparar a mudança para HTML5, o que veio a entusiasmar os leitores que esperam por mudanças no design dos sites e blogs que costumam visitar.

O aumento do poder das redes sociais

redes sociais

Já se fala que o Facebook se pode tornar no site mais visitado, ultrapassando mesmo o Google, o que vem evidenciar a tendência de crescimento exponencial que as redes sociais têm tido e o poder que têm ganho ao longo destes últimos anos. O Facebook é o caso mais mediático, no entanto redes sociais como o Twitter e Google+ ganham também importância na internet e, sobretudo dentro dos blogueiros e webmasters que estão permanentemente a dar vida a estas redes com novos artigos publicados e partilhados.

A experiência multi-screen

responsivo

Num mundo onde existem smartphones e tablets, é errado pensar o site apenas para um ecrã de um computador fixo ou de um portátil. Cada vez mais os sites e blogs são acedidos através destes dois novos aparelhos e nós não podemos prejudicar os leitores que nos seguem a partir daí.

A maior tendência que aparece neste terreno é a criação de um template que não seja rígido e com tamanhos fixos, mas sim um template responsivo. Um template responsivo adapta-se às várias resoluções dos ecrãs que visitam o seu site, não assustando os leitores que entram no seu site e vêm tudo desfigurado porque o seu blog não se adaptou às circunstâncias.

A experiência do touch screen

touch screen

Seguindo um pouco a tendência anterior, podemos verificar que houve também um aumento significativo de pessoas que acedem a site e blogs a partir de aparelhos com ecrãs touch screen. Neste caso não chega ter apenas um template responsivo, é necessário pensar todo o site para que este seja acessível tanto se o utilizador usar rato como se usar o dedo. Para este último caso, é essencial que zonas de clique, como botões, links, etc, sejam suficientemente grandes e espaçados para que o utilizador não tenha dificuldade em clicar onde quer.

E você, o que espera do futuro para o seu blog?