O ano de 2011 está a acabar, e com ele vamos virar o ano pela primeira vez aqui no Escola Blog! Pois é, este site/blog começou em Julho de 2011 e, apesar da sua tenra idade já foi feito e reconhecido muito trabalho nele realizado. Este artigo tem o objetivo de fazer uma retrospeção destes meses de existência, observar o que de melhor foi feito por nós e quais os erros que não podemos voltar a cometer.

Artigos

artigos

Apesar de termos começado já depois de passar a metade do ano, conseguiram-se escrever quase 70 artigos de grande qualidade. No entanto, reconheço que a qualidade dos artigos foi melhorando progressivamente e, por isso mesmo, artigos mais antigos já foram revistos e atualizados diversas vezes para que a qualidade se mantenha na integridade dos textos produzidos neste site. A qualidade dos artigos é comprovada pelas centenas de comentários que recebemos dos nossos leitores, que nos dão um feedback positivo do nosso trabalho!

Quanto à diversidade de temas abordados tentei, sobretudo, tratar assuntos relativos ao tema principal do site, não fugindo muito a ele. Apesar de um site ou blog poder ser generalista, a verdade é que manter um rumo traçado, com um nicho definido, ajuda imenso na definição e da imagem do projeto.

Veja em baixo os 10 melhores artigos do Escola Blog em 2011:

Layout

layout

Se nos tem acompanhado, sabe que o Escola Blog sofreu uma transformação extraordinária no seu aspeto visual. A mudança do tema e do logotipo criou uma marca que tem vindo a crescer progressiva e sustentadamente no meio em que está inserido o projeto. Este site é agora um sitio muito mais agradável de visitar, muito mais interativo e intuitivo para os visitantes. Apesar de termos feito uma mudança radical no visual do site, a verdade é que quase todos os dias mudo alguma coisa para aperfeiçoar e ajudar os leitores a obter a informação que desejam mais facilmente. Como este é um site virado para o público, todo ele está pensado de forma a agradar os visitantes, para que eles obtenham o que necessitam o mais rápida e eficientemente possível.

Crescimento

crescimento

Tal como dissemos, este site ainda está a dar os primeiros passos, mas isso não o impede de marcar posição no mundo da internet. A verdade é que em apenas 5 meses já estávamos nos 250.000 melhores sites do mundo segundo o Alexa Rank e com perspetivas de chegar aos 100.000 melhores nos 2/3 meses que vêm.

Uma ótima notícia foi também o pagerank do Google. A primeira atualização colocou-nos com um pagerank de 3, o que nos sugere que apesar de ser um site novo, estamos num ótimo caminho e, quem sabe, que tenhamos uma subida na próxima atualização.

O que você tem a dizer da Escola Blog em 2011?