Dada a tremenda facilidade de se criar blogs completos e complexos hoje em dia a partir do uso de úteis ferramentas e softwares altamente profissionais e gratuitos como o WordPress e o Joomla, se torna igualmente fácil de se cometer erros e falhas no gerenciamento destes então novos blogs quando pouco planejados e considerados em seus detalhes estruturais e estratégicos.

Uma série de considerações sobre a criação e construção de um novo blog devem ser levadas em conta quando se pretende obter boas chances de aceitação e sucesso para com este blog. E dentre as quais, apenas algumas delas poderiam ser:

Domínio do Blog

O domínio do seu blog, entre muitas coisas, será também responsável por grande parte do seu branding, ou seja: a marca registrada a partir da qual seu blog será reconhecido, remetido e referenciado através da Web.

escolher domínio p/ blogEscolhas pouco concienciosas acerca do melhor e mais adequado domínio para o seu blog podem conduzir a diversos problemas, desde a má identificação por parte de seu público alvo até implicações de SEO, quando ele constitui um slug muito longo em suas urls.

Idealmente seu domínio deveria ser uma referência curta e concisa que funcionasse como um bom hook para o seu blog. Na maior  parte das vezes não se faz tanto sentido a escolha de uma palavra chave muito específica para representar o seu blog, em grande parte das vezes como um domínio que se assemelhe mais a alguma coisa próxima a uma marca registrada será sempre uma melhor escolha. Ter uma palavra chave em domínio não aumenta consideravelmente suas chances ser bem posicionado no google apenas por tal ocorrência como muitos podem pensar.

Publico Alvo / Nicho de Mercado

definir nicho p/ blogA segmentação do mercado alvo do seu blog é uma das partes mais primordias para a sua construção. Se você não for capaz de o identificar claramente e estabelecer para qual público seu blog irá falar, será muito difícil de então se determinar se irá haver ou não demanda para seu conteúdo. E pouco do que você fizer de positivo irá importar muito se por ventura o conteúdo de um blog não for focalizado sobre um distinto grupo de pessoas identificáveis que poderá potencialmente apresentar interesse sobre ele.

Metas e Objetivos

Uma vez que você tenha um domínio e um público alvo bem estabelecido e para o qual seu conteúdo será inteligentemente direcionado, chega o momento de, se já não as tinha, estabelecer suas metas com o seu blog. -O que específicamente você deseja atingir com ele?!

Subscrições? Cliques em links de afiliados? Monetização através de pay per click, como por exemplo um blog para adsense? Vender algum produto próprio? Etc…

Apenas quando você tem um objetivo com seu blog é que você será capaz de otimizar as conversões que desejará obter através dele.

Estilo e Design

desenvolvendo a aparência blogCom seu domínio, seu público alvo e suas metas já bem estabelecidas, chega o ponto no qual você deveria gastar algum tempo no desenvolvimento de um layout que comunique bem ao seu público alvo e que seja ao mesmo tempo limpo e claro.

Isto envolve a escolha das cores principais de seu blog e suas combinação. Também a diagramação de seu conteúdo e a maneira como ele será apresentado. Todo foco e esforço aqui deve ser dado no sentido de garantir uma boa experiência aos seus usuários e garantir uma boa e fácil navegação.

Estrutura do Conteúdo

Seu blog será a estrutura. Seu conteúdo… bem, seu conteúdo será o seu CONTEÚDO! Bem lógico, não?! =}

Ele é a “carne” do seu blog, a parte realmente interessante e que atrai as pessoas. E como tal deve ser estratégicamente distribuído sobre a sua estrutura, que é olayout estrutural para blogs seu blog.

Inteligente estruturação para sites e blogs garante melhor usabilidade e melhor atenção por parte dos motores de buscas.

Sua estruturá de diretórios, sub-diretórios, estrutura de links, categorias, tags, e tudo mais fazem parte da estruturação do seu blog e são uma parte vital dele.

SEO

Com tudo isto o sem blog já estará começando legal. Mas a verdade é que isto é nem de longe tudo o que você terá de trabalho na estruturação realmente  bem feita de um blog.

search engine optimization

Você precisará de cuidar de vários aspectos de seu SEO que realmente são extensos e diversos demais para se abranger tudo em um único post.

Mas o fato é o de que SEO é realmente algo contínuo e não uma coisa que você realiza uma vez para nunca mais se preocupar com. Sempre haverá alguma coisa para otimizar e para implementar no SEO de seu blog, e constantemente procurar por estas coisas deve ser o seu trabalho enquanto blogueiro dedicado! =}

Redes Sociais

Sim…

social mediaIsto é muito trabalho. E aqui você terá um bastante desgastante se realmente deseja que seu blog esteja engajado nas principais e dominantes redes sociais. Isto trará ao seu blog inúmeros benefícios, mas as redes sociais são multiplas e o que isto quer dizer é que múltiplos também serão os seus esforços e trabalho a ser desempenhado sobre elas.

Via de regra, você precisa se certificar de incluir seu blog em pelo menos três gigantes: Facebook, Twitter e Google +.

E você pode até pensar que o google+ não faz tanto sentido para o seu blog e que não compensa perder tempo com ele, mas a verdade é a de que ele importa mais do que você pode imaginar e irá importar ainda mais em um futuro muito próximo com algumas implementações que mais do que certamente o google estará lançando sobre ele. E com isto, o tempo correto para formar a base de um perfil sólido nele é agora, e não quando a coisa já estiver “rolando”.

Outras redes sociais também são importantes, como o pinterest, myspace, youtube, tumblr e etc… Mas marcar uma presença constante em TODAS elas é quase que impossível, e será sempre mais inteligente selecionar apenas aquelas que melhor se adequarem ao seu blog para focalizar os seus esforços e então as explorar ao máximo.

Obrigado por ler este post sobre como considerar alguns aspectos essenciais sobre a criação de um novo blog. Se você considera algum outro importante, comente abaixo e compartilhe também os seus pensamentos.