Esta é a questão que muitos internautas colocam quando desejam criar o seu blog! A verdade é que ambos têm coisas boas, mas também ambos têm as suas limitações. Vamos hoje rever alguns pontos interessantes que o ajudarão a escolher qual destas plataformas líderes deverá escolher!

 

 

 

 

O Blogger é muito acessível e não precisa de saber absolutamente nada de linguagem html, php, ou desses nomes complicados que você lê pela net. Se é o primeiro blog, aconselhamo-lo a escolher esta plataforma por ser mais simples que o WordPress. O painel administrativo é bastante simplista, e tem um editor de design, que de acordo com o tema, pode colocar os widgets do blog a seu gosto.

Como é uma plataforma do grupo Google, há diversas vantagens inerentes a esse facto. Destacam-se essencialmente a integração facilitada dos programas de afiliados do Google Adsense, basta ter uma conta associada para colocar anúncios no seu blog em segundos. Outro facto importante, é que nos motores de busca (principalmente no Google) estes blogs são beneficiados em situações de igual circunstância (tráfego equivalente, publicações equivalentes, etc).

Mas como nem tudo é um mar de rosas, o Blogger carece de profundidade. Quero dizer com isto que apesar de ser uma plataforma muito intuitiva, não é muito personalizável e faltam algumas opções e ferramentas que dariam uma outra liberdade de criação e personalização ao blog. Pior do que isto, não é possível adicionar essas ferramentas. É aqui que o WordPress ganha clientes ao Blogger.

 

É actualmente a plataforma que tem mais admiradores, no entanto é necessário fazer aqui uma distinção: WordPress.com e WordPress.org

O WordPress.com é semelhante ao Blogger, talvez um pouco mais personalizável e com opções mais avançadas, no entanto também não tem a opção de adicionar ferramentas para permitir maior personalização e controlo sobre o blog. Tem uma agravante que não é possível colocar anúncios publicitários, porque uma vez que está alojado nos servidores da WordPress, eles alegam que não se possa fazer publicidade por questões de segurança. Portanto se quer ganhar dinheiro com o seu blog, não escolha a plataforma WordPress.com.

O WordPress.org é, ao contrário das anteriores, uma plataforma que oferece uma grande personalização. Como é uma solução Open Source, existem milhares de plugins que dão uma liberdade imensa ao dono do blog! Existem também imensos temas, de todas as cores e feitios que possa imaginar. Para além disso, esta versão do WordPress, já permite inserir publicidade no blog para que possa rentabiliza-lo, uma vez que não é alojado nos servidores da empresa. A maior desvantagem é mesmo a que tem que procurar alojamento para o blog (pode procurar alojamento aqui) e fazer a instalação, embora haja muitas alojadores que ofereçam a instalação.

 

E você, qual foi a plataforma que escolheu?