Depois de já termos falado no Escola Blog em alguns artigos sobre como criar um blog, nomeadamente em como criar um blog passo a passo ou como criar um blog em 5 minutos, vamos agora deixar-lhe aqui um artigo tipo checklist que o ajude a responder à pergunta mais comum de quem está a começar: Como criar um blog?

como criar um blog

 

Defina o seu objetivo

Se está interessado em criar um blog, tente primeiro definir o seu objetivo, ou seja, decidir se quer ganhar dinheiro com o seu blog ou se apenas quer criar um blog como hobby.

Encontre o seu nicho de mercado

nicho-de-mercado

Se já escolheu o seu objetivo, então está na hora de encontrar o seu nicho de mercado. Procure trabalhar num nicho em que se sinta à vontade para poder produzir conteúdos de qualidade superior. Se dominar o assunto que vai tratar só terá benefícios e terá muito mais rendimento com muito menos esforço.

Procure o seu público alvo

Quer escrever para quem? Se quer saber como criar um blog, então terá que responder a esta pergunta muito bem. Se quer direcionar o seu conteúdo para um público mais formal terá que adotar um estilo de escrita diferente do que se o seu público alvo for mais relaxado e descontraído. Pense bem neste ponto, porque poderá definir se irá criar ou não um bom entrosamento com os seus leitores.

Crie a sua marca

como criar um blog

Este é o primeiro passo efetivo da criação do seu blog. Idealize o seu blog, o seu logotipo, o seu nome. Crie uma marca forte que seja a cara do conteúdo que vai produzir.

Registe o seu domínio

O segundo passo da criação efetiva do seu blog é o registo do seu domínio. Este é também ele um passo extremamente importante, uma vez que será o cartão de visita do seu site na web. Lembre-se que será o seu domínio que as pessoas colocaram na barra de endereço dos browsers para aceder ao seu blog.

Registe hoje mesmo o seu domínio no GetMeNamed.com e com o código em baixo tenha um desconto de 15%:

ESCOLABLOG

Subscreva a sua hospedagem

A hospedagem de um site é um dos principais elementos de um site. Numa altura em que o Google dá extrema importância a questões como navegabilidade, velocidade de carregamento e versões mobile, é importante ter uma hospedagem que salvaguarde o seu trabalho e ofereça um serviço de extrema qualidade. Não descuide este ponto porque pode realmente ser de extrema importância para o futuro do seu blog.

Já aqui falamos por diversas vezes do melhor serviço de hospedagem do mercado. Aproveite este artigo para conhecer a nossa recomendação!

Planifique o seu site

Depois de ter subscrito a sua hospedagem, está na altura de planificar o seu site. Defina as hierarquias das categorias que vai utilizar no seu site e esclareça como vai organizar a estrutura do seu trabalho.

Escolha o template do seu site

Depois de organizar as suas ideias, falta apenas um passo para começar a produzir o seu conteúdo! Escolha um template que vá de encontro à marca que criou para o seu blog. Também aqui não ignore este passo e escolha muito bem o template que vai utilizar. Já há variados casos de estudo em que o template influencia positiva ou negativamente o SEO do seu site ou blog. Aconselhamo-lo vivamente a procurar um template premium ou, se tiver possibilidade, a criar um personalizado para o seu projeto.

Experimente procurar templates premium baratos neste link.

Adicione conteúdo

conteúdo

Depois de tudo o que já fez, está na altura de começar o mais importante: produzir o seu conteúdo! Sejam vídeos, artigos, podcasts, aproveite o momento e escreva conteúdos de grande qualidade para o seu blog!

O conteúdo é rei. Esta é uma das frases míticas que, sobretudo os blogueiros, devem saber. Gerar muitas visitas e boas taxas de conversão são coisas apenas possíveis com um conteúdo de excelência. Aprimore as suas técnicas de escrita e invista no conteúdo do seu site.

Divulgue o seu trabalho

O trabalho não pára por aqui! O primeiro passo já está dado, mas para ter sucesso é necessário continuar a obra e divulga-la! Utilize as redes sociais, agregadores de conteúdo, motores de busca, tudo o que puder e lhe gere tráfego!

Aprendeu como criar um blog?

Depois desta explicação tipo checklist, já consegue saber como criar um blog?

Até já!