Autor: Stuart Farrell.jpg Autor: Stuart Farrell.jpg

Começar um blog pode ser um desafio. Depois de conseguir o site no ar, o que você escrever? Qual é mesmo o seu blog vai ser sobre? Veja como  Como Escolher O Nicho do Seu Blog.

Entenda: O que é um nicho?

Seu nicho é basicamente o assunto central do seu blog. O nicho define o tipo de informação que você oferece ao seu público –  ou seja, os temas dos posts. Você pode ter um nicho amplo ou um muito restrito – não há nicho “errado”. Você quer encontrar o que melhor se adapta com você, sua personalidade e suas paixões.

Exemplos de nichos

  • Blogging
  • Espiritualidade
  • Saúde e fitness
  • Fofoca
  • Cozinha
  • Esportes
  • Interior e Decoração
  • Moda

Você ainda pode refinar ainda mais esses nichos – por exemplo, você só pode querer blog sobre futebol em vez de esportes em geral. No nicho futebol, é possível aprofundar mais: escrever sobre uma determinada equipe, ou mesmo um determinado jogador. O nicho decoração é crescente no mercado brasileiro e internacional. Nesse nicho você pode refinar para decoração DIY ou apenas um sessão, como persianas ou móveis para sala.

Como você encontrar o nicho  é certo para você?

Todo mundo tem coisas que amam. Pode ser jardinagem, pintura ou encontrar as melhores ofertas em móveis com de desconto. A lista poderia segue infinitamente. O que você ama? O que você está apaixonada? Faça uma lista das coisas que você realmente gosta. Não as coisas que você acha que deve apreciar, ou as coisas que você quer fazer em algum momento. Quais são as coisas que fazem você tonto? Você ama a embarcação? Você ama fazer piadas espirituosas sobre celebridades? Seja criativo. Cave profundamente.

Você tem alguma especialização?

Algumas pessoas já têm um campo de especialização – por exemplo, um médico, um advogado ou simplesmente ser realmente bom em cozinhar pratos mexicanos. Quais são as coisas que você é bom, ou as coisas que você tem certificações? Existe alguma coisa que você está particularmente bem informados sobre? Anote as coisas que você faz bem, mesmo se você particularmente não amá-las. Isto lhe dará um verdadeiro âmbito das possibilidades para o seu blog

Qual destes assuntos você poderia escrever para sempre?

Então você tem uma lista de coisas que você gosta de fazer, coisas que você gosta, coisas que você é bom, etc. Pode ser uma lista grande, que poderia ser uma lista muito pequena. Para determinar nichos práticos para o seu blog, pense sobre os tópicos em sua folha de papel e considere quais os que você poderia, teoricamente, escrever a respeito para sempre. Você consegue se ver escrevendo artigo após artigo sobre a filhotes de cachorro? Se a resposta for não, então abandone esse nicho. E quanto a cozinhar? Você já tem toneladas de ideias para receitas que não saem da sua cabeça? Se a resposta for sim, então considere como uma das possibilidades finais para nicho do seu blog.

Os blogs são sobre o conteúdo. Mesmo se você ama algo, se você não pode escrever sobre isso dia após dia, seu blog não vai a lugar nenhum. Escolha um tema que você em que suas ideias podem virar textos, fotos ou vídeos.

Depois disso, é simples: Seja confiante e vá em frente!