Não sabe como criar um blog? Não sabe por onde começar? Aqui no Escola Blog vamos descrever passo a passo como você deve proceder para criar um blog ou site de sucesso!

Muitas pessoas já pensaram em criar um site ou apenas um blog, por vezes com o objetivo de ganhar uma boa renda extra com poucas horas de trabalho. Mas, criar um site com sucesso é um trabalho que na verdade é bastante árduo. Muitos dos webmasters que começam a sua aventura na internet acabam por desistir dos seus projetos ao fim de meia dúzia de meses. A verdade é que um webmaster não pode desistir. Um blog ou um site não atinge o sucesso imediatamente, muito pelo contrário. Vai-se galgando o caminho muito vagarosamente. Grande parte das vezes um site que não seja bem estruturado, e que leve o tempo necessário a isso mesmo acaba por cair quando há pequenas mudanças neste mercado de revolução constante.

Clique aqui e crie hoje mesmo o seu blog em 5 minutos!

No entanto nem tudo é mau, há inúmeros casos de sucesso, inclusive em mercados de língua portuguesa, como Portugal e Brasil! Há webmasters que mais do que ganhar uma renda extra todos os meses, vivem exclusivamente dos seus sites (ou apenas de um deles). Mas para chegarem ao sucesso, já trabalharam muito e dedicaram muito tempo aos seus projetos!

Para começar, veja um pequeno vídeo onde consegue saber passo a passo como criar um blog profissional em apenas 5 minutos.

Clique aqui para aceder ao serviço de hospedagem do vídeo!

Para tentar ajudar todos os webmasters e blogueiros que querem iniciar a sua vida neste mercado da internet, leia também o seguinte guia que o ajudará a ter um site com bases sólidas para um futuro de sucesso!

1º passo: Defina o seu objetivo

objetivo

É essencial que você defina o que quer atingir como seu site. Defina se deseja ganhar dinheiro com o seu site, se quer que seja a sua montra profissional ou se simplesmente o quer fazer como hobby. Seja qual for a sua intenção é prioritário que esteja sempre bem presente o seu objetivo. Este irá influenciar tudo o que for fazer daqui para a frente no seu projeto! Deve pensar em várias alternativas e escolher a que mais lhe agrada ou a que mais se adequa à sua situação!

2º passo: Defina o tipo de conteúdo do seu site/blog (nicho de mercado)

nicho de mercado

Este ponto completa o anterior. Depois de definir o que quer que seja o seu site ou blog, deve pensar no que irá ser abordado no seu site. É aqui que deverá procurar qual o nicho de mercado em que se irá inserir. No entanto aconselhamo-lo de que deve escolher um tipo de conteúdo com que  esteja familiar e pelo qual nutra algum gosto, para evitar que o seu site entre em esquecimento no futuro!

Lembre-se que por vezes, quando se inicia um projeto, estamos cheios de vontade de trabalhar, mas quando passa o tempo, vamos perdendo alguma dessa vontade inicial. Por essa mesma razão é essencial que goste do que vai fazer no seu site. A paixão aliada ao trabalho trazem benefícios que não podem ser substituídos e por isso mesmo a probabilidade de vir a ter sucesso com o seu site é muito maior!

3º passo: Defina o público alvo do seu site/blog

escola blog

É importante que saiba para quem vai falar. Tem que fazer a diferença se vai fazer um site para ensinar outras pessoas por exemplo, como o Escola Blog, ou se vai simplesmente fazer um blog pessoal. No primeiro caso o seu site será direccionado para os leitores, no segundo é direccionado para si. Isto não é sinónimo de mais ou menos tráfego no futuro. Há igualmente sites e blogs direccionados para os dois lados que têm volumes de tráfego enormes. Defina conscientemente, uma vez que irá afectar toda a construção do seu website!

Alie este passo aos anteriores e verá que surgirá um conjunto de opções que apenas validam um determinado nicho de mercado daqueles que estava a pensar entrar.

4º passo: Escolha o nome e a imagem de marca do seu site/blog

escola blog

É importante que escolha um nome que defina o conteúdo do seu site! Lembre-se que o nome e imagem do seu site vai ser a maneira como vai ser conhecido pela web, portanto deverá perder algum tempo neste ponto! A criação de uma imagem ou de uma marca dão credibilidade ao seu projeto. Dependendo do tipo de conteúdo e do mercado em que está inserido, a imagem ou a marca do seu site ou blog será mais ou menos importante para o seu sucesso. No entanto não despreze o poder de uma marca e encare este ponto como uma garantia para o futuro do seu projeto.

Enquanto o seu site vai marcando posição no seu nicho, a sua marca e o seu projeto vão sendo ligados tornando assim uma ótima forma de garantir segurança aos seus leitores. Ter uma imagem que defina o seu projeto poderá ser também uma vantagem para marketing.

Nesta fase comece a pensar em criar os seus logótipos, os seus banners e todas as identificações visuais do seu projeto e cultive em si próprio a ideia da sua marca.

5º passo: Registe o seu domínio

dominio

Tal como já foi referido no Escola Blog diversas vezes, para ter sucesso num projeto é essencial que tenha um domínio proprio. Por vezes os webmasters não registam o seu domínio próprio por não quererem gastar dinheiro com uma coisa que não sabem se vão ter retorno. No entanto, com apenas cerca de 10€ já compra um domínio .com e ganhará muito mais credibilidade entre os seus leitores e nos motores de busca! Se está indeciso, garanto-lhe que ter um domínio próprio lhe facilitará imenso as suas tarefas e que no futuro terá muito menos trabalho do que se tiver que mudar o seu domínio quando tiver o projeto estabelecido. Afinal, com um investimento tão baixo como o da compra de um domínio, não há muitas coisas que possa comprar e ter o mesmo retorno!

Experimente procurar um domínio na ferramenta em baixo, da empresa que mais domínios vende no mundo!

 

6º passo: Escolha o seu serviço de alojamento

alojamento

A escolha de uma empresa de alojamento é realmente um dos passos mais importantes da criação de um site ou blog! Primeiro porque requer um investimento (excepto se criar um blog numa das plataformas mais conhecidas como WordPress.com e Blogger.com, por exemplo). Mas a verdade é que a escolha da sua empresa de hospedagem é um factor que irá influenciar a otimização do seu projeto! Uma boa empresa de hospedagem deve garantir que o seu site esteja sempre online e que o seu acesso não seja lento. Existem imensas empresas de hospedagem por aí, no entanto penso que neste aspeto deve optar pelos melhores. Somos clientes da BlueHost e recomendamos o seu serviço vivamente!

7º passo: Planeie o seu site

Defina a estrutura do seu site e saiba o que precisa para passar à fase seguinte. Neste ponto convém que pegue numa caneta e num papel e que comece a escrever o que é necessário ter no seu site para servir os seus propósitos. Lembre-se que há coisas que todos os sites devem ter, tal como páginas de contacto, apresentações do projeto, etc. Se quiser ganhar dinheiro com o seu site, defina neste passo quais os modelos em que irá vender publicidade assim como outros tipos de assuntos que merecem especial atenção na posterior elaboração do site.

8º passo: Desenhe o seu site

design

O design de um site pode muitas vezes ser o que mais atrai visitantes. Tente criar um ambiente apelativo e não aposte em cores demasiado berrantes para o site, excepto para algumas características que deseja salientar. Aposte em cores neutras para fundos e planos, enquanto, por exemplo para anúncios publicitários, aposte nessas cores mais vivas. Não torne o aspecto visual do seu site ou blog demasiado pesado, para que não seja penoso ser visitado.

Saiba que o template e design do seu site é extremamente importante. Um bom visual é por vezes a grande diferença entre uma boa taxa de conversão de uma fraca. Para além de apostar num design atraente, não se esqueça de otimizar o seu site e deixá-lo rápido no carregamento. Estudos apontam que sites que demoram mais do que 4s a carregar têm taxas de rejeição muito elevadas, fruto da impaciência dos visitantes.

No entanto, criar você mesmo o design do seu site, requer que você já tenha conhecimentos avançados nesta área. Se não sabe como fazer, o melhor mesmo será comprar um template premium e garantir que ninguem tenha um design igual ao seu!

9º passo: Adicione o conteúdo

conteúdo

Antes de publicar o seu site, adicione algum conteúdo! Se está a criar um blog, componha alguns artigos para o lançamento. Se é um site com outro objectivo, crie algo para ver para os primeiros visitantes. Não quer perder “clientes” por não ter nada para eles certo?

O conteúdo é rei. Esta é uma das frases míticas que, sobretudo os blogueiros, devem saber. Gerar muitas visitas e boas taxas de conversão são coisas apenas possíveis com um conteúdo de excelência. Aprimore as suas técnicas de escrita e invista no conteúdo do seu site. Obviamente que o design do seu site é importante, mas o que era o seu site sem o conteúdo que o alimenta?

10º passo: Crie ferramentas para utilizar o seu site

ferramentas

Antes de publicar o seu site, não se esqueça de disponibilizar aos seus visitantes ferramentas para o explorar. É bom que crie um feed RSS, um motor de busca, poderá até criar um fórum para trocar ideias com os seus visitantes e assinantes. Estude as possibilidades, porque obviamente algumas ferramentas dependem do tipo de site/blog que está a criar.

Uma coisa que deve tomar como obrigatória é a criação de uma Newsletter. Hoje é muito fácil criar uma Newsletter com o Feedburner, por exemplo. Este serviço que pode oferecer aos seus leitores fidelizará muitos deles ao seu blog e ajudá-lo-á a criar uma comunidade em torno do seu projeto. Mais tarde também poderá ser uma ótima fonte de receita, caso opte por fazer Email Marketing.

11º passo: Publique o seu site

publicar

Mostre o seu novo site ao mundo! Tente dar algum alarido ao seu site, para que tenha algumas visitas logo no início e não perca as esperanças como muitos dos internautas perdem quando não alcançam o sucesso logo no início! Quer esteja a criar um projeto de raíz ou a relançar um projeto antigo, pondere criar alguma expectativa aos seus visitantes. Criar um mecanismo de contagem decrescente para a entrada em funcionamento do seu site poderá ser um trunfo que o ajude a ter algum tráfego inicial interessante que lhe possa servir de incentivo para o futuro.

No entanto, antes mesmo de lançar o seu trabalho, verifique se completou com sucesso todos os passos anteriores. Lembre-se que apesar de este artigo não mostrar uma receita mágica para o sucesso, explica os passos mais importantes da criação de um site. Portanto garanta que não saltou nenhum e estabeleça bases seguras para o seu projeto.

12º passo: Crie e divulgue o seu trabalho

divulgar

O trabalho não pára por aqui! O primeiro passo já está dado, mas para ter sucesso é necessário continuar a obra e divulga-la! Utilize as redes sociais, agregadores de conteúdo, motores de busca, tudo o que puder e lhe gere tráfego!

O poder das redes sociais hoje em dia é enorme e é impossível ser deixado de lado. Facebook, Twitter e mesmo o Google+ podem dar uma ajuda extra ao seu site, abrindo caminho em novos mercados que você por si só não alcançaria. Uma boa técnica é divulgar o seu site em directórios de sites ou blogs e os seus artigos em directórios de artigos. A verdade é que divulgação nunca é de mais, por isso mesmo é bom que invista alguns dos seus recursos (mesmo que não seja dinheiro, invista tempo) no estabelecimento da sua marca nas redes sociais.

Está pronto para criar o seu site?

Tal com já disse em cima, este artigo não tem o objetivo de ser uma receita mágica para o sucesso dos projetos que o seguirem. Este artigo pilar é apenas um guia que aconselhamos a seguir para facilitar o trabalho e onde estão reunidos pontos importantes das fases da criação de um site ou blog. A verdade é que o sucesso depende do empenho do webmaster que irá trabalhar, assim como a qualidade do seu trabalho. No entanto, podemos afirmar que o que está escrito neste artigo são boas bases para quem desejar começar o seu projeto na internet. Como já devem ter reparado, há diversos links ao longo do texto, que apontam para artigos que complementam a informação do que está escrito aqui. A sua recomendação é aconselhada porque, mesmo não interessando o tema, o saber não ocupa lugar!

Lembre-se de monitorizar o seu site constantemente e procure a sua evolução!

Até já!