Todos os blogueiros passam por fases críticas de ideias para escrever artigos de qualidade para o seu projecto. Blogs e outros sites carecem de actualizações diárias, ou pelo menos, frequentes. No entanto é difícil ter ideias constantemente para novos artigos e, sobretudo, para artigos que primem pela qualidade que os seus leitores procuram.


Para combater este bloqueio de ideias, vamos dar aqui algumas dicas interessantes que esperemos que lhe possam ser uteis no seu dia-a-dia!

Criar ideias é um trabalho algo complexo, sobretudo quando, como dissemos anteriormente, procuramos ideias de qualidade. Portanto o que você precisa é sobretudo de organização e criatividade.

 

Organização

Planear uma rotina

Tente definir quais os dias que irá lançar artigos e quais os dias em que irá escrever. Por exemplo se publicar artigos segundas, quartas, sextas e domingos, você poderá definir que terças, quintas e sábados poderá escrever os seus textos. Organize o seu tempo de forma a que seja consistente, que será bom tanto para a qualidade dos seus artigos como para a credibilidade do seu site para os seus leitores!

Antecipe-se

Jogar na antecipação é uma das regras de ouro para a estabilidade do seu blog! Quem não teve já problemas de última hora que o impediram de fazer o que estava programado? Pois é, isso é um problema real, e pode acontecer a si e a qualquer pessoa. Não crie hoje os artigos de amanha. Previna-se e crie hoje os artigos da próxima semana.

No entanto não exagere na antecipação, você quer os seus artigos atuais no momento da sua publicação. Caso surja um artigo ou uma notícia que tenha de ser colocada online no dia para ser atual e ter o impacto que deseja que ela tenha, publique-a e substitua no seu calendário por outro artigo que não necessita de ser divulgado tão rápido. Se não achar necessário substituir mantenha o plano que definiu mantendo essa tal notícia de última hora como um evento pontual.

Mantenha-se atualizado

Leia jornais, revistas, blogs, livros, tudo o que encontrar sobre o seu nicho de mercado. Quanto mais informação tiver, mais e melhores ideias surgirão. Não mantenha o seu site como uma obrigação, mas cultive-o em si mesmo como um hobby. Procure saber mais e mais sobre determinado tema. Tente conjugar, caso esteja apertado de tempo, estas leituras com a escrita dos seus artigos. Não pense que deixar de escrever para ler é perder tempo, porque na verdade está a ganhá-lo ao ir definindo aos poucos artigos soberbos para o seu site.

Reparta informação

Bloqueios e “brancas” todos temos, no entanto, o importante é saber sair destas situações. Se você tem em mãos um artigo sobre um tema que não está a aprofundar, experimente mudar a estratégia e faça em vez de um artigo superficial, uma série de artigos sobre esse tema mais aprofundado. Séries de artigos têm diversas vantagens. Têm mais informação que um só artigo, cativam a atenção de mais leitores, aumenta o volume de tráfego do blog, etc. Sempre que tenha um assunto que dê para repartir informação por vários artigos, faça-o!

Faça um organograma de temas

Uma excelente ideia e um exemplo de organização é fazer um organograma dos temas relacionados com o seu projecto! Por exemplo, se o seu nicho de mercado é criação de blogs, poderá ter como subtemas webdesign, rentabilização, divulgação do site. E como subtema do subtema webdesign, por exemplo, podemos ter programação… Como pode ver, apenas em 2 minutos criamos aqui diversos temas sobre os quais pode falar se o seu nicho for o referido!

Criatividade

Como vamos criar criatividade? Parece impossível? Bom, a verdade é que a criatividade não se cria mas fomenta-se. As ideias que vamos dar agora servem para suscitar em si aquele click que o ajude a dar o primeiro passo. O resto já depende do que organizou anteriormente no papel ou na sua cabeça.

Esteja atento

Procure na sua concorrência artigos que eles tenham publicado, vasculhe nos seus e nos comentários de outros blogs dúvidas que não tenham sido tiradas…enfim, tudo o que possa ser assunto para lhe dar ideias para escrever. Pegue numa pequena frase e pense sobre ela, relacione-a com o seu website.

Vá ao seu arquivo

Percorrer o arquivo do seu blog é, muitas vezes, bastante útil. Apesar de ser tudo conteúdo que conhece, haverá sempre algum tema que falta falar. Verá que se o percorrer do início ao fim irá encontrar alguns temas sobre os quais nunca falou que o poderão ajudar nesse momento de “seca” de ideias.

Pense em tudo, mesmo tudo, que possa estar relacionado com o seu site

Pode parecer caricato, mas por vezes pensar em toda a informação que conhece que possa estar relacionada com o seu projecto é uma excelente forma de “apanhar” ideias perdidas na sua mente sobre as quais se não fosse de outra forma, nunca se teria lembrado de falar.

Respeite a rotina que criou

Se puder, tente escrever todas as semanas, nos dias em que escreve normalmente e à hora a que o costuma fazer. Porquê? Provado ou não, a verdade é que eu, como muitos outros blogueiros já comentaram, conseguem escrever melhor quando estão a faze-lo naquela hora a que o costumam fazer regularmente. É indiscutível que o corpo humano se adapta a quase tudo. Um bom exemplo é o da condução, passados alguns meses de começar a conduzir já o faz sem pensar. É o chamado subconsciente inteligente e, escrever quando é um acto rotinado, flui muito melhor do que quando escreve pontualmente.

Faça a si mesmo perguntas e tente responde-las

Uma boa maneira é colocar-se na pele de um entrevistado e fazer o papel de entrevistador ao mesmo tempo. Fazer perguntas é uma óptima maneira de por o cérebro a trabalhar a seu favor.

 

Este artigo foi importante para si? Como fomenta a sua criatividade?