Há muitos webmasters que querem ter um site de sucesso, no entanto nem todos conseguem, muitas das vezes porque não dão aos seus visitantes as ferramentas que eles precisam para explorar todo o potencial do seu trabalho. Segundo o meu ponto de vista, há 3 tipos de webmasters. Primeiro, aqueles que apenas têm olhos para o conteúdo, e não apostam em oferecer ferramentas aos seus visitantes, nem em melhorar os seus layouts. Num lado completamente oposto, há aqueles que aprimoram todos os cantos do seu site ou blog, que têm um layout muito agradável e com um rápido carregamento, mas que depois não têm nada para oferecer em termos de conteúdo, ou então têm muito pouco e de fraca qualidade. No entanto, como tudo o resto, há um meio-termo. É entre estes dois lados completamente opostos da criação de um site que se encontra uma minoria que realmente tem sucesso com os seus projetos. Porque investe não só na produção de conteúdo de qualidade, divulgando informação que tem realmente interesse e por vezes, informação privilegiada, como também trabalha todas as vertentes estruturais do seu site. Mas afinal, o que não pode faltar num blog?

escola blog
Quando se pensa em criar um site ou blog, não se pode estar apenas a pensar criar meia dúzia de artigos e esperar que ele cresça sozinho. Também é errado pensar que criar um layout uma vez no inicio e nunca mais tocar nele é suficiente. É necessário investir continuamente, tanto em conteúdo, como em otimização! O equilíbrio é a chave fundamental de qualquer web site, portanto procure-o!

Quando leu este título, pensou certamente que iria encontrar um artigo tipo listagem de coisas que não podem faltar para o seu site, certo? Bom, a verdade é que também vai encontrar essa parte neste artigo sim, mas mais em baixo. No entanto é necessário deixar claro que um site não pode ser estático. Mesmo os sites que aparentemente são estáticos (por exemplo um simples site de jogos) têm um trabalho muito grande ao nível da otimização, da procura de novos recursos e mesmo novos jogos!

O que não pode faltar mesmo a um site é equilíbrio!

 

O que não pode faltar num site?

Depois de ter percebido o que não pode mesmo faltar a um site com o que expliquei em cima, há também outras coisas interessantes, e um pouco mais físicas do que o equilíbrio que expliquei em cima. Todos os dias encontro sites na internet que não têm diversas coisas das que vou aqui referir e, portanto, não têm o sucesso que poderiam ter se investissem um pouco mais nestes aspetos.

Página de contacto

escola blog
Há imensos, mas mesmo imensos sites que não possuem uma página de contacto no seu site. Uma página de contacto é essencial, não só para que os seus visitantes possam expressar a sua opinião ou tirar alguma dúvida que tenham, como também para poder ser contactado por outros blogueiros e webmasters para fazer parcerias, assuntos de publicidade, etc. O contacto constante entre a comunidade que se ergue em torno de um blog é um aspeto muito importante que, infelizmente, muitas pessoas não sabem ainda explorar!

Integração nas redes sociais

escola blog
Penso que já todos sabemos o impacto que as redes sociais têm na nossa sociedade. Muitos sites perdem visitas e oportunidades de crescimento enormes por não explorarem o poder das redes sociais. Lembre-se que ter meia-dúzia de botões de partilha para redes sociais não custa nada adicionar ao seu site e irá ajudá-lo imenso no seu futuro!

De igual modo, é muitíssimo importante que o seu site esteja integrado nas mesmas redes sociais! Crie uma página de fãs no Facebook e no Google+, assim como uma conta no Twitter e crie uma comunidade maior e mais dinâmica em torno do seu projeto!

Uma página sobre

escola blog
Esta página é opcional, mas penso que quem procura credibilidade para aquilo que escreve diariamente, beneficiará se criar uma página onde diz quem é, o que faz e onde fala um pouco sobre o site em questão. Um pouco de transparência é sempre bem vinda.

Maneiras de subscrever um site

escola blog
Outro aspeto importante quando pensa em criar um site, é criar meios de subscrição do seu site! Explore ferramentas como Newsletters, RSS Feed, subscrição nas redes sociais, o que quiser. Mas lembre-se de arranjar uma maneira de avisar os seus leitores que há algo novo para ver no seu site!

Crie um arquivo e um motor de pesquisa

escola blog
Outra das grandes falhas de diversos sites é não possuírem um arquivo ou/e um motor de busca. Muitas vezes queremos procurar alguma coisa em específico nesses sites e não sabemos como a encontrar! Lembre-se que nem todos conhecem o seu site como você, por isso mesmo crie meios para que os seus visitantes encontrem as coisas que procuram sem ter muitas dificuldades nisso!

E você, o que acha que há mais de essencial para um site?

Acha que há mais alguma parte estruturante de um site que seja essencial? Diga-nos o que acha que também não pode faltar num site!