Muitos blogueiros e webmasters não sabem o que é uma taxonomia, nem para que serve. No entanto, perceber o conceito de taxonomias enquadrado no WordPress é muito importante para organizar estruturalmente todo o seu projeto. Como deve saber também, ser organizado, sobretudo bem organizado, faz toda a diferença em todos os aspetos.

taxonomias

Como não poderia deixar de ser, o WordPress, de modo a garantir que todos os projetos que usam a sua plataforma sejam bem organizados, incorporou as taxonomias no seu sistema, feito que ajudou imenso tanto os webmasters como os leitores e visitantes dos diversos sites em WordPress (não é só o WordPress que tem taxonomias, mas vamos focar-nos essencialmente nesta plataforma) a encontrar os conteúdos que procuram.

Leia também:

O que é uma taxonomia?

Uma taxonomia não é mais do que uma maneira, forma de agrupar ou classificar algo. Por outras palavras, uma taxonomia é o espaço onde encaixamos determinado conteúdo ou determinadas coisas. Apesar de este termo ser usado inicialmente para classificar seres vivos, com a evolução do mundo e das tecnologias, esta palavra começou a ser utilizada também em outros ramos completamente diferentes como por exemplo neste nosso ramo da internet.

categorias

Como são as taxonomias no WordPress?

As taxonomias no WordPress são, na verdade, muito simples e fáceis de entender. Há apenas três taxonomias no WordPress e, apesar de nem todos saberem que são taxonomias, a maior parte das pessoas que usam esta plataforma usam-nas praticamente todos os dias.

As taxonomias, ou taxonomies, em Inglês, são as seguintes:

  • Categorias – As categorias (category), juntam os artigos (posts) em grupos que sejam da mesma categoria (desculpem a redundância) e permitem-nos diferenciar diversos tipos de artigos conforme as categorias que lhes atribuímos. São normalmente ligadas ao tipo de tema dos artigos.
  • Tags – As tags (post_tag), são realmente semelhantes às categorias, mas apesar das parecenças evidentes, têm as suas diferenças. As tags representam, sobretudo, palavras-chave que estejam presentes no artigo ou até palavras muito comuns ao longo do texto.
  • Categorias de links – As categorias de links (link_category), são e funcionam exatamente como as categorias (category), mas em vez de agrupar artigos, agrupam links. O objetivo desta taxonomia é a estruturação organizacional dos diferentes tipos de links. Poderá assim agrupar links referentes a assuntos semelhantes numa categoria própria sem ter que estar a decorar quais são (o WordPress fará esse trabalho por si!).

organização

Qual a vantagem de utilizar taxonomias corretamente?

Tal como referimos anteriormente, ter o trabalho bem organizado é estar um passo à frente em quase tudo. Assim, mesmo que esteja a prever uma grande mudança estrutural no seu projeto, irá conseguir selecionar muito melhor a informação para fazer a transição. Para além disso, uma maior e melhor organização, corresponde a uma maior produtividade e consequentemente maior sucesso para si e para o seu site ou blog.

Uma das coisas em que deve investir é na estruturação do seu site, e isso passa também por esta questão das taxonomias. Gaste um pouco do seu tempo aqui no início e verá que será muito tempo poupado para si no futuro!

Até já!