A segurança do seu projeto em WordPress é muito importante e cada vez há mais ataques de hackers aos blogs melhor sucedidos. Por isso mesmo hoje vamos aqui apresentar 5 dos melhores plugins de segurança para WordPress e explicitar o que cada um faz em concreto.

Tenha a noção que não deve instalar todos os plugins, mas sim escolher os que se encaixam melhor no seu projeto e nas suas necessidades.

segurança wordpress

Apesar de ter algumas defesas no site ser importante, tudo isto não dispensa, de modo algum, que você faça backups frequentemente de todo o seu site. Apesar de o seu site WordPress poder ficar bastante robusto contra ataques, há sempre maneiras de entrar nas suas defesas e derrubar todo o seu trabalho. Para essas eventualidades, previna-se fazendo backups, no mínimo quinzenais, para que se possa levantar de novo e continuar com o seu trabalho.

Quais os melhores plugins de segurança para WordPress?

Fizemos aqui uma pequena compilação de plugins que se têm destacado positivamente na defesa de sites WordPress contra ataques. Esperamos que possam ser úteis:

1. WP Security Scan

wp security scan

O WP Security Scan é um excelente plugin que o ajudará a ter boas práticas de segurança. Ele analisa todo o seu site e procura por todas as vulnerabilidades e depois dá-lhe um relatório muito prático que o ajudará a corrigir todos os pontos que ele acha que devem ser corrigidos.

O melhor deste plugin é que não procura vulnerabilidades apenas nos ficheiros FTP, mas também na base de dados, que é essencial para o funcionamento de todo o site. Penso que é dos melhores plugins de segurança para WordPress, porque faz análises bastante profundas e dá dicas bastante eficazes!

2. Login Lockdown

login lockdown

O plugin Login Lockdown serve sobretudo para prevenir o acesso de pessoas indesejadas ao seu painel administrativo. Certamente que não é o maior entrave a todos os hackers, mas é certamente muito eficaz contra aqueles que tentam aceder ao seu painel adivinhando a sua palavra-passe.

O Login Lockdown regista os IP’s que tentaram fazer login no seu blog e, caso o login tenha sido falhado vezes de mais, ele bloqueia a caixa de login durante algum tempo.

3. AntiVirus

wordpress antivirus

Tal como o nome indica, este plugin tem uma função semelhante ao antivírus que você tem no seu computador. Ele irá procurar por ficheiros maliciosos no seu site e irá ajudá-lo a neutraliza-los sem que isso afete o seu blog.

É uma excelente ferramenta que pode ajudá-lo a não ter muitas dores de cabeça com pequenos trojans no seu blog.

4. WP-Sentinel

wp-sentinel

Este plugin WP-Sentinel, irá melhorar a segurança do seu blog contra diversos tipos de ataques. Ele irá carregar antes de todos os outros plugins que tem instalados e irá fazer como que um ponto de situação a nível de segurança, para que o seu WordPress corra livre de ataques e pequenos trojans que o possam prejudicar.

É um bom plugin que, embora possa tornar o seu blog ligeiramente mais lento, irá ajudá-lo bastante contra possíveis ataques.

5. AskApache Password Protect

AskApache Password Protect

O AskApache é um plugin bastante completo que trabalha de uma forma um pouco diferente dos anteriores. Ele cria o que chamam de diferentes layers de segurança, também chamadas camadas de segurança, o que fará que os intrusos tenham que passar pelo plugin mais que uma vez, aumentando assim a probabilidade de serem mal sucedidos no ataque.

Para além de ter esta particularidade, o plugin foi pensado para ser regularmente atualizado, aumentando assim o seu conhecimento sobre ataques para que os possa neutralizar mais facilmente!

E você como protege o seu blog?

Deixamos-lhe aqui um excelente conjunto de 5 plugins de segurança para o seu WordPress! E você como protege o seu?