Internet blog reader concept

Como Administrar um Blog Corretamente

São criados mais de 75 mil blogs por dia e mais da metade se tornam inativos nos primeiros 3 meses. (fonte: link).

Caros leitores e amigos, acreditam mesmo que os blogs “quebram ou se tornam inativos” apenas porque as pessoas não tem conteúdo de qualidade ou falta conhecimento de SEO, design? Honestamente, acho que não! Um blog é, na verdade, uma empresa/negócio, que precisa de administração rigorosa e muito, mas muito planejamento! Por isso, se você quer ter um blog de sucesso, esse artigo irá lhe ajudar e MUITO, porque você entenderá como administrar seu blog corretamente, para que não seja mais um dos 35 mil blogs diários que ficarão inativos em menos de 3 meses.

 Planejamento Inicial

Antes de criar um blog, você precisa decidir: Qual será o nicho, qual a regularidade de postagem que terá e como obterá lucros. Esses aspectos têm de estar decididos antes mesmo de criar um blog! Parece fácil, mas, com certeza, perderá 1 semana apenas pesquisando.

Não menospreze essa etapa, é a MAIS IMPORTANTE e se começar errado, pode excluir o blog porque não vai dar certo! Por isso, separe o tempo que precisar para o planejamento inicial e não ponha “os pés pelas mãos”.

Importante: Antes de por o blog no ar, tenha pelo menos 20 posts já criados para postar!

 Dia a Dia do Blog

Quando criamos um blog é tudo bonito, queremos escrever todo dia 3 a 5 artigos, ter 10 mil visitas diárias e ganhar rios de dinheiro. Depois do 1º mês caímos na real e percebemos que não é tão simples assim. Neste momento entra uma BOA ADMINISTRAÇÃO.

Siga fielmente o mínimo de postagens e datas que você estabeleceu lá no inicio, no planejamento. Não tem tempo para escrever? Pague alguém para isso. Hoje em dia encontramos redatores medianos “mendigando”, oferecendo propostas de R$ 3,00 a R$ 5,00 reais por artigos. Com certeza não será o melhor artigo da blogosfera, mas é melhor do que não ter nada!

Outro problema que iniciantes têm com frequência é que ao criar um blog pensamos que é só atualizar com posts e, infelizmente, não é só isso! O Blog precisa de constante manutenção, divulgação/publicidade, interação com leitores, publicações de atualizações em redes sociais, fã page e assim vai. O que quero dizer é que dá mais trabalho do que se imagina! Por isso, se não está pronto, nem comece!

 Separe um tempo para Guest Post

Sugiro que, a cada 3 post no seu site faça 1 guest post. O guest post é fundamental para você ter um bom build link. Além de ser bom para você é bom para o dono de outro blog que permite que você faça esse guest post. Mantenha sempre a regularidade, 3×1 é ideal!

 Analise as Estatísticas do seu Blog

Existem diversas ferramentas de analise de blog que fornecem estatísticas precisas, inclusive gratuitas! Analisar o que está bom e o que tem de melhorar é fundamental para que o blog seja rentável e não caia no esquecimento!

 Passou dos 6 meses e estou ganhando dinheiro!

Depois de 6 meses e um intenso trabalho, é bem provável que seu blog esteja lhe rendendo alguns bons dólares mensais. Agora, é hora de retirar? NÃOOO faça isso! Esse momento é que você tem a chance de dar um “pulo”. Invista em artigos de boa qualidade. Talvez você seja um bom redator, mas com certeza existem muitos melhores. Mesmo assim sobrou dinheiro? Talvez criar um novo site ou mudar o layout possa maximizar ainda mais seus ganhos, não acha?

Segundo especialistas no mercado de blogs, deve-se almejar ganhos verdadeiros com blogs apenas depois de 2 anos. Esse é o tempo que um blog leva para realmente se firmar no mercado e, se durante este período você não estiver disposto a se dedicar e reinvestir os recursos, provavelmente não irá ter o sucesso esperado.

Pense nisso que foi abordado aqui! Siga seu planejamento inicial até o fim! Talvez pareçam informações básicas, simples, mas pode ter certeza, são os pontos que a maioria dos blogs falham e se tornam inativos. Aguardo críticas, comentários e perguntas, será um prazer auxiliá-los.

Por: Matheus Amaral

Colaborador do portal  Novo Negócio (www.novonegocio.com.br), escritor profissional, aficcionado por tecnologia, empreendedorismo e gestão de negócios.

https://plus.google.com/u/0/+ViniciusGon%C3%A7alves/posts

https://twitter.com/novonegocio

https://www.facebook.com/meunovonegocio