Com o crescimento gradual do blog é natural que os blogueiros comecem a ter dificuldades cada vez maiores em gerir o projeto que têm em mãos. O trabalho vai sendo progressivamente maior, as pressões exteriores aumentam, assim como o peso que carregamos por todo o trabalho que efetuamos e queremos continuar. Para ultrapassar todo este problema, é necessário saber como gerir o crescimento de um blog, aprendendo cada vez mais os processos que estão na base do seu trabalho e como melhorar a sua eficiência para que não tenha dificuldades em momentos de maior aperto.

Para ajudar os nossos leitores vamos hoje dar algumas dicas que o ajudarão a gerir o crescimento do blog, de forma eficaz e sólida para ter um futuro próspero.

Consolide

Se você já tem uma posição, um espaço, uma autoridade no seu nicho, é importante que se foque em consolidar essa posição ganhando gradualmente mais desse espaço e autoridade. A palavra consolidar não tem a intenção negativa que muitas vezes lhe é atribuída (veja este artigo do colega Custódio do Dinheiro Oportunidade). A intenção da utilização desta palavra aqui é mostrar o seu objetivo de melhorar gradualmente. Depois da explosão inicial o blog tende a estabilizar num determinado patamar, num certo nível. Se nada fizer, não conseguirá dar o passo seguinte naturalmente, mas isso não significa que o seu blog não dá mais, mas sim que agora é  necessário trabalhar de maneira a que os melhoramentos sejam graduais e contínuos. Consiga aumentar o seu espaço, seja cada vez mais uma autoridade no seu nicho e consiga ser uma referência para cada vez mais blogueiros. Se conseguir melhorar você vai ter mais visitas e o seu site irá consequentemente crescer ainda mais.

Tal como o colega Custódio sugere no artigo mencionado em cima, consolidar não é apenas apostar no crescimento, mas sim tornar mais coesos os seus projetos. Este aspeto pode ser visto nos blogs como eliminar os pontos fracos e fortificar os seus pontos mais fortes. Aproveite algum do seu tempo e faça revisão de artigos antigos, elimine alguns dos artigos que não estão dentro do padrão de qualidade que você estabeleceu. Vá mesmo mais longe e verifique alguns aspetos do seu blog que não o estão a favorecer ou não estão a ter o impacto que esperava e faça umas pequenas mudanças positivas para si e para o seu projeto.

Automatize alguns processos

Com o seu blog nos primeiros dias, facilmente você dá conta de tudo o que nele acontece. É relativamente fácil responder a leitores, criar artigos, trabalhar na otimização do blog e tudo mais, diariamente. Mas se o seu blog tiver muitos milhares de seguidores, muitos comentários para moderar, e ainda ter que escrever os artigos certamente que passado pouco tempo você vai ter grandes dores de cabeça e não irá conseguir cumprir com todas estas tarefas. Com o crescimento do seu blog é importante que comece a automatizar alguns dos processos diários, como responder a alguns emails através de auto-responders, interações automáticas nas redes sociais, campanhas de email Marketing, entre outros. É igualmente importante que automatize alguns dos seus processos de publicação de conteúdo, aproveitando os agendamentos para quando não tem tempo para escrever. Poderá ser uma boa ideia ter alguns artigos já escritos mas não publicados de reserva para que possa manter o seu blog atualizado em dias que não possa dedicar à produção de conteúdo.

Precisa de um parceiro?

Se o seu blog já tem um tamanho considerável e você está a ter dificuldades em mantê-lo atualizado, talvez esteja na hora de pensar em arranjar alguém que o ajude. Arranjar um ‘sócio’, um colaborador ou mesmo apenas um autor que faça alguns artigos a pedido poderá ser uma ideia que lhe aliviará algumas semanas mais preenchidas. Apesar de a ideia de ter que pagar a alguém por fazer uma coisa que você também sabe não lhe agradar, é importante que saiba quando você tem, ou não, de arranjar alguém que o ajude. Na verdade, esse dinheiro não é perdido e funciona como um investimento. Pagar a alguém ou dividir os lucros do blog com alguém é uma forma de o libertar um pouco para que possa dedicar mais tempo a outras coisas que de outra forma não conseguiria. Se aproveitar esse tempo corretamente pode fazer crescer o seu blog mais um pouco aumentando os ganhos e conversões para um valor que certamente compensará o facto de ter outra pessoa a receber.

Invista no seu blog

Embora o seu blog já possa ter uma posição relevante no seu nicho, se você não renovar os seus investimentos no seu projeto dificilmente se irá aguentar como uma referência no mercado em que se encontra. É importante que invista, não só dinheiro mas também tempo no seu blog para que este continue a ser competitivo e seja cada vez mais uma referência para todos os outros. Faça algumas campanhas de publicidade, crie parcerias e promova boas relações com outros blogueiros, otimize o seu site constantemente e crie bastante conteúdo. Se está numa fase em que não consegue produzir conteúdo contrate alguém que o faça e faça a gerência destes pequenos processos com eficácia, mantendo a sua equipa motivada e determinada.

Trace as suas metas

Mesmo que alcance as suas metas diariamente, é necessário que consiga traçar metas de médio/longo prazo que lhe assegurem um ‘norte’ a seguir nas suas estratégias de gestão. É importante saber o que se quer para que dirija as suas ações para o objetivo pretendido, não dispersando em demasia. De facto, com o avançar da idade do blog é natural que se disperse um pouco das metas definidas, o que resulta num aproveitamento menor dos recursos que utilizamos. Teoricamente, seguir com determinação em direção ao objetivo é a maneira mais eficiente de o alcançar com a utilização dos recursos mais racionada e eficaz, embora seja extremamente difícil seguir o caminho traçado com tanta determinação e objetividade.

Tente fazer um planeamento eficiente dos seus recursos e tenha sempre em grande plano o objetivo principal que definiu inicialmente.

E você como gere o seu blog?

Você já pensou como gere todos os processos adjacentes ao seu blog? Explique-nos que técnicas utiliza para gerir eficazmente o seu blog.

Até já!