google-top-10

Conseguir um site bem posicionado na SERP do Google ( top 10 ) é talvez a questão mais pertinente dos últimos tempos que tem afectado a maior parte dos blogueiros ou detentores de sites que trabalham keywords em nichos específicos. Com as novas actualizações no algoritmo do Google, tem-se assistido a uma subida generalizada dos chamados “grandes”, portais ou “gurus” da Net. Cada vez mais se impõe uma estratégia que diferencie os pequenos dos chamados “grandes”. Quando questionado do porquê um determinado site que ocupava o TOP TEN e de repente passou para lá de 100 na SERP do Google ou simplesmente viu cair seu posicionamento para a segunda, terçeira ou outra página de pouca procura, o Google responde de uma forma simples: Consegue mostrar ou provar ao Google que o seu site é melhor que os restantes 50000 ou 100000 ou mesmo milhões de resultados que o Google mostra para uma determinada keyword ?

POR ONDE COMEÇAR ?

  1. Associar-se a um grande grupo, começa a ser imperativo ! Por exemplo, hospedar o site no UOL ( Brasil ) ou IOL ( Portugal )
  2. Escrever conteúdo original. O Google está cada vez mais de olho no Copy/Past e penaliza os sites com conteúdo duplicado, ou copiado de outros sites.
  3. Preparar o site para as várias plataformas dos tempos presentes, Desktop e dispositivos móveis, com visualização adaptada e diferente para cada um desses dispositivos.
  4. Optimização do site em termos de rapidez e experiência do usuário. O Google tem ferramentas que ajudam nesta tarefa identificando e ajudando a corrigir os erros.
  5. Obter backlinks de forma natural. O Google está cada vez mais de olho em links comprados ou trocados entre sites.

SUGESTÕES ?

  1. Quando pensarem em escrever algo de novo, não vão procurar em outros sites ! Se faltarem ideias, consultem livros ou enciclopédias ! As ideias daqui tiradas serão quase certamente originais e o conteúdo escrito será quase de certeza inédito ou diferente do que já existe em outros sites.
  2. Na hora de trocarem links com alguém nunca usem a troca tradicional, isto é, o site A aponta para o site B e o site B dá um link de troca para o site A ! Tentem usar um site intermédio, isto é, o site A aponta para o site B, o site B aponta para o site C e o site C então poderá apontar para o site A.
  3. Para quem tem sites com Keyword exacta, por exemplo, hoteis.com, não deverão abusar da keyword hoteis a apontar para o site. O Google está de olho nas chamadas Match Keywords.
  4. Para os que estão a iniciar-se no mundo da Web, não comecem logo por atacar keywords com grandes pesquisas, pois essas keywords têm uma concorrência bastante elevada. O truque é atacar com keywords de poucas pesquisas e com pouca concorrência. Será bem mais fácil levar essas keywords para o top ten do Googgle, e, como é sabido, umas fazem subir as outras :).
  5. Olhem e analisem sites do mesmo nicho. Retirem ideias, mas inovem nos vossos sites. Dou um exemplo no nicho dos jogos online. O site oficial da Monica criou o chamado CLIMA KIDS onde os mais pequenos poderão aprender muito sobre os Fenômenos Climáticos e não só. Além de se diferenciar da concorrência criou conteúdo completamente original. Achei a ideia interessante e fui pesquisar. Encontrei um site de jogos dos Jovens Titans que pegou na ideia e criou o TEEN TITANS CLIMA KIDS, onde os mais novos poderão aprender os mesmos Fenômenos Climáticos mas agora com a ajuda dos Teen Titans ( Titans Clima Kids ).

 

ORDEM DE IMPORTÂNCIA ?

Infelizmente, pela experiência que tenho, quando falamos de uma ordem de importância para o sucesso de um site, a realidade é um pouco diferente. Na minha opinião a ordem, embora muitos o neguem nomeadamente colaboradores nos foruns de ajuda do Google, é a seguinte:

1- Back links para o site com Keywords diferenciadas.

2- Conteúdo original,

3- Optimização do site para os vários formatos dos dispositivos móveis.

4- Optimização do site em rapidez e experiência do usuário.

CONCLUSÃO

Estão agora a começar ? Não pensem duas vezes, associem-se a um grande grupo para hospedar o vosso site ! Escolham o sítio de hospedagem no País que detiver a maior parte do vosso público alvo ! Já estão na WEB á algum tempo ? A mudança de um domínio de um sitio para outro é algo muito simples de realizar 🙂 A Serp do Google vai premiar o esforço !

Boas sorte a todos e muito sucesso nos vossos projectos.