Ter muitos subscritores requer uma tarefa árdua, mas muito apreciada por todos os blogueiros e webmasters. Quase todos sonham em ter milhares de subscritores, embora nem todos consigam atingir esse objetivo. Para conseguir ter e manter subscritores torna-se imprescindível utilizar o melhor serviço de subscrição existente, o Feedburner da Google.

O Feedburner é uma excelente ferramenta e é espantosamente personalizável. É uma arma que deve ser muito bem explorada pelos blogueiros e pode ser uma ótima forma de obter sucesso com os seus projetos.

 

Mas afinal, o que é um feed?

Web Feed (vindo do verbo em inglês “alimentar”) é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites (sítios) de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link. (Wikipédia)

 
 
 

Como configurar o Feedburner?

Se já tem conta Feedburner (basta ter uma conta Google e ativar o serviço) está pronto para começar a configurar a sua ferramenta de subscrições. Se não vá aqui e crie a sua conta.

Analisar

analisar

No separador Analisar é onde você tem os dados estatísticos dos seus subscritores. É aqui que você pode analisar de onde vêm, qual a plataforma que utilizam para ler as suas mensagens, entre outras coisas que poderá analisar.

Optimizar

optimizar

Esta é uma das zonas mais importantes para configurar corretamente o seu Feedburner. Nesta aba você pode personalizar muitas das coisas que irão aparecer nos feeds enviados aos seus subscritores.

Browser Friendly

Neste espaço, personalize o menu de subscrição que irá aparecer quando algum leitor carregar no botão de subscrever o seu blog.

browser friendly

Em Appearence Options deve escolher qual o tema do menu de subscrição e qual a linguagem. O tema mais comum é o ClearFeed e é o utilizado aqui na Escola Blog.

content options

Já em Content Options escolhe-se o conteúdo do feed. É altamente aconselhável você escolher “Liste os títulos e conteúdo do feed”. No entanto você pode escolher enviar uma mensagem personalizada, qualquer coisa do género: Há novo conteúdo no site.

SmartCast

Ativar o SmartCast é importante para que o conteúdo do seu feed não seja alterado por falta de compatibilidade. Há diversos formatos de feed que não suportam determinado tipo de ficheiros, e ativando este serviço você está a maximizar a compatibilização com outros serviços.

Deixe um visto em “Incluir elementos de podcast para iTunes” e em “Include Media RSS information e adicionar o Podcast ao Yahoo! Busca”.

SmartFeed

smartfeed

Este serviço, tal como o anterior, serve para aumentar a compatibilidade dos seus feeds com os diversos leitores existentes. Como não quer perder nenhum leitor por questões de compatibilidade o melhor mesmo é ativar este serviço!

Title/description burner

title description burner

Uma boa maneira de mostrar profissionalismo nos seus feeds é personalizando os títulos. Assim, quando alguém subscrever o seu site, aparecerá o nome que escrever neste menu automaticamente, assim como a descrição escolhida.

Publicar

Este separador, não menos importante que o anterior, é extremamente útil para personalizar o seu feed. É aqui que você pode personalizar as newsletters e melhorar um pouco a divulgação do seu site.

Headline animator

headline animator

Neste menu pode criar uma imagem animada que passa os títulos dos seus últimos feeds. Basta personalizar à sua vontade e obter o código para por a imagem no seu site.

Email Subscription

Aqui é onde se controlam e personalizam as subscrições por email, as chamadas Newsletters. As Newsletters são dos serviços mais procurados pelos leitores que querem subscrever o seu blog, porque é um serviço bastante cómodo que basta darem o seu mail para receberem os novos artigos do seu blog na sua caixa de emails.

  • Subscription Management

subscription management

Neste menu pode obter os códigos para uma caixa de subscrição em que os seus clientes podem introduzir os seus emails e carregar em “ok” e passam a ser assinantes da sua Newsletter. Um serviço muito simples e prático. Tenha atenção em escolher a linguagem que quer. Copie o código e cole-o no sitio onde quer que apareça no seu site.

Em alternativa da caixa de subscrição você pode ter um link que enviará os seus leitores para uma página com uma caixa semelhante à anterior. É uma opção que é boa se você não tiver espaço para colocar a caixa referida anteriormente.

No fundo da página, você pode ver quais os emails que se inscreveram na sua Newsletter. Se quiser pode exportá-los para fazer campanhas de marketing por Email ou moderar os emails que estão inscritos.

  • Communication Preferences

communication preferences

No menu Communication Preferences você pode personalizar o email de confirmação da subscrição que é enviado aos seus leitores!

No espaço de Endereço de Email do Remetente, insira o email que irá aparecer como remetente da mensagem de confirmação enviada.

Em Assunto do email de confirmação, descreva o assunto da mensagem.

Já em Corpo do email de confirmação, escreva a mensagem que quer que os seus novos subscritores recebam. Insira o link para confirmar a subscrição colocando a referência: ${confirmlink}

  • Email Branding

email branding

Depois de personalizar a mensagem de confirmação, está na hora de configurar a mensagem que os seus leitores recebem quando tiver novos conteúdos no seu site!

Para configurar o Assunto/Título do email com o nome do artigo, coloque a seguinte referência: ${latestItemTitle}

Para ter uma ideia de como irá ficar o email da Newsletter, poderá puxar a página um pouco para baixo e visualizar o email em HTML.

  • Delivery Options

delivery options

Aqui é onde poderá definir o intervalo de horas a que a sua Newsletter será enviada. Tente escolher uma hora em que quando houver uma maior afluência às caixas de email (normalmente as pessoas consultam as suas caixas de entrada quando começam a trabalhar e quando acabam o trabalho, embora não seja regra) o seu email com o conteúdo já esteja enviado.

PingShot

pingshot

Ative este serviço para notificar automaticamente os diversos serviços de leitura de feeds quando publicar novo conteúdo!

FeedCount

feedcount

Com o FeedCount você pode criar um gráfico que mostra o número de subscritores que já possui! Esta ferramenta é interessante se tiver muitos subscritores, para encorajar novos leitores do seu site a subscrever também!

Socialize

socialize

Em Socialize, como o nome indica, pode promover o seu site socialmente. Adicione a sua conta Twitter e promova automaticamente o seu novo conteúdo nessa rede social!

Leia também:

Awareness API

Para permitir criar ou utilizar alguns programas que utilizem dados do Feedburner, como contadores de subscritores ou semelhantes, necessita de dar permissão aos seus dados por terceiros ativando este serviço.

Monetizar

monetizar

Como quase todos os serviços da Google, este é mais um que lhe permite interligar contas e ganhar dinheiro com isso. Faça login na sua conta adsense e configure-a para que possa ganhar dinheiro com os seus feeds. Considere criar um canal no adsense para conseguir diferenciar os ganhos através dos feeds dos restantes.

Troubleshootize

Este separador é o “médico” do seu Feedburner e dos seus feeds. Se tiver algum problema com o seu feed, pode tentar resolve-lo aqui.

E você como ganha novos subscritores?

Agora que já sabe como configurar corretamente o Feedburner, já não tem razões para não o utilizar!

Leia também:

Até já!