Desde que o Google lançou seus primeiros algoritmos para monitorar as páginas e os resultados de busca, a internet mudou completamente de um lugar propício ao spam para um lugar onde o conteúdo de qualidade e o marketing de conteúdo cada vez mais se destacam como o fator mais importante.

Dentro desse novo contexto, o blog apareceu como fonte de tráfego para grandes, médias e pequenas empresas. Aquelas que investiram no blog com afinco tiveram uma grande recompensa com tráfego direcionado e qualificado.

Hoje vamos citar 9 motivos para criar um blog, se você ainda não começou, leia todos e entenda porque eles são tão importantes.

1 – Blogs Atraem Tráfego para o Seu Site

Um blog bem montado com assuntos interessantes sendo compartilhados nas redes sociais, vai trazer tráfego para sua loja.

2 – Blogs Conectam Sua Loja Virtual com Seu Cliente

O blog é o seu canal direto de marketing com o seu cliente, compartilhe e conecte-se com os seus clientes usando conteúdos relevantes.

3 – Blogs Aumentam o Conhecimento da Sua Marca

Ter a sua marca reconhecida na internet é o sonho de muitos empreendedores, com conteúdo de qualidade você pode atrair e ser compartilhado por muitos seguidores, o que fará sua marca conhecida.

4 – Blogs e as Redes Sociais Se Conectam Perfeitamente

Quando você compartilha um post do seu blog nas redes sociais, as pessoas que já lhe seguem terão acesso ao novo conteúdo postado e, portanto, voltarão ao seu site para ler o conteúdo. Isso traz tráfego e novas vendas para o seu site.

5 – Blogs Alavancam o SEO

Como falamos na introdução, conteúdo de qualidade é o que domina o SEO nos últimos tempos, o Google vai lhe recompensar se você está ajudando os seus clientes e leitores com excelentes posts.

Brian Dean, uma autoridade de marketing e SEO bastante conhecida, fez a análise de 1 milhão de resultados de pesquisa no Google. Os resultados são bastante interessantes e podem lhe ajudar bastante no SEO do seu blog.

6 – Blogs Mostram Quem é o Seu Público

Entender o seu público é uma grande arma para vender e descobrir novos produtos que eles estão precisando.

Ao interagir com as pessoas que fazem comentários no seu blog, você terá uma grande ideia de quem é o seu público, com a ajuda do Blog Analytics ou Google Analytics veja os tópicos que eles mais vistam, quais têm mais comentários e compartilhamentos em redes sociais.

7 – Blogs Criam Confiança e Vendas

Imagine que o público confia nas publicações da sua empresa, sempre que essas pessoas tiverem alguma dúvida, elas voltaram ao seu blog para esclarecê-las. Essa relação de confiança faz com que mais vendas sejam geradas a partir da análise do seu público explicitadas no item 6.

8 – Blogs Estabelecem Seu E-commerce como Autoridade no Nicho

Quando você escreve conteúdo de referência, você se posiciona como autoridade no seu nicho. Vários outros bloggers ou jornalistas vão linkar para o seu site ao falar dos assuntos os quais o seu blog trata.

Você terá a oportunidade de ainda ser entrevistado pelos mesmos bloggers e jornalistas em questão, o que atrairá mais publicidade para o seu blog.

9 – Blogs Deixam Que Você Conte a História da Sua Empresa

Já imaginou compartilhar com o seu público a filosofia, ideias, insights da sua empresa? Isso vai fazer com que a sua empresa pareça mais humana para o seu público e se aproximar dele.

Num mundo em que as pessoas estão cada vez mais distantes, se aproximar do seu comprador é uma ótima pedida.

Conclusão

Criar um blog é uma dádiva que, por incrível que pareça, poucas empresas adotaram. Deixar transparecer a filosofia da sua empresa, posicionar-se como autoridade de nicho, criar mais vendas, conhecer o seu público e conectar-se com ele são apenas algumas das razões pelas quais você deveria construir um blog.

Não deixe para amanhã comece hoje mesmo!

Gostou do artigo? Escreva nos comentários abaixo.