Ter muitos seguidores no Twitter é um dos pontos chave para uma consolidação da posição nas redes sociais. Para muitos blogueiros não passa de um sonho, uma meta impossível, ter milhares de seguidores no Twitter como alguns dos blogs mais populares (veja como criar um blog popular aqui). A verdade é que não é um feito impossível chegar aos milhares de seguidores. É até relativamente simples, aplicando alguns conceitos que estão explícitos neste artigo, ver a sua lista de seguidores no Twitter crescer substancialmente. A chegada aos valores mencionados em cima depende, naturalmente da melhor ou pior aplicação das técnicas que sugerimos. No entanto, é de ter em conta que não são apenas as 15 técnicas aqui mencionadas que servem para ter muitos seguidores. Há muitas outras técnicas igualmente boas para angariar seguidores, aqui apenas estão as que consideramos que são as melhores para ganhar muitos seguidores no Twitter.

 

1 – Ser ativo

Tal como em outra qualquer rede social, é necessário que seja ativo e que o seu perfil tenha atualizações regulares. A frequência de atualização vai determinar a sua exposição social e, consequentemente, propicia a que mais utilizadores do Twitter o possam seguir.

2 – Interagir com outros usuários do Twitter

Na mesma linha de pensamento do ponto 1, a interação com os usuários do Twitter está a mostrá-lo ao mundo. Como os usuários do Twitter estão presentes nos 4 cantos do mundo, haverá naturalmente mercados que se interessarão pelos seus artigos que de outra forma não conseguiriam se quer saber que existiam. Comunique com outros usuários, responda a tweets e mensagens que lhe chegam.

3 – Automatizar tweets

Haverá certamente alturas do dia em que você não pode estar no Twitter nem pode interagir com outros usuários, mas isso não significa que o seu perfil do Twitter esteja parado. Pode automatizar tweets para que mantenha alguma atividade na rede social mesmo quando não pode estar no computador através de ferramentas como o Crowdbooster.

4 – Fazer re-tweet

Fazer re-tweet é importante sobretudo por dois motivos. Primeiro porque é mais uma ação que mostra que você está ativo no Twitter. Segundo porque o consegue fazer sem grande trabalho e está a ajudar outros usuários partilhando para os seus seguidores conteúdos que eles publicam. Mais tarde pode ser o seu conteúdo a levar um re-tweet!

5 – Divulgar no site que tem Twitter

Para que os visitantes do seu blog saibam que você tem Twitter, você tem que mostrar isso! É importante que você tenha algum sítio no seu blog, de preferência num local de destaque, um meio dos seus visitantes o poderem seguir no Twitter. Crie uma zona de menu de subscrição onde os seus leitores podem seguir o seu blog não só no Twitter mas também nas outras redes sociais.

6 – Usar #hashtags e participar em conversas

Mais uma vez, para que mostre aos seus potenciais seguidores que você é ativo no Twitter e participativo na comunidade, não há nada como participar em conversas através das #hashtags. Utilize-as e participe em conversas, sobretudo nas áreas em que se sente mais à vontade para que se torne uma referência no Twitter para muitas pessoas que gostem do que você diz nas conversas que participa.

7 – Não sugira aos seus seguidores apenas artigos do seu site ou blog

Num conceito um pouco diferente dos pontos anteriores, nesta técnica sugerimos que partilhe pelo Twitter não só artigos seus, mas também artigos de outros blogs que sejam interessantes. Lembre-se que os seus potenciais seguidores não estão apenas à espera dos seus artigos, mas sim artigos de qualidade, quer sejam seus quer sejam de outros autores. Tente portanto, sempre que possível, partilhar no seu perfil conteúdos de qualidade independentemente de serem, ou não, da sua autoria.

8 – Procure fazer Tweets nas horas de ponta

Como é de esperar, quantas mais pessoas virem os seus tweets, mais potenciais seguidores irá ter. Assim, tente fazer tweets importantes na hora em que mais pessoas o vejam para aumentar as suas hipóteses de ter uma lista de seguidores maior. Pode ver as melhores horas para fazer os seus tweets através de ferramentas como o TweetStats, ou automaticamente através do Crowdbooster.

9 – Permita divulgar os seus artigos com Twitter

Para melhorar a sua posição nas redes sociais é essencial que permita aos seus leitores partilharem facilmente os seus artigos, e o Twitter não é exceção. É essencial que tenha botões de partilha nos seus artigos ou então barras de partilha sociais para que haja engajamento dos seus leitores nas redes sociais.

10 – Não compre nem troque seguidores

Tal como o Google castiga que faz batota para ter melhores resultados nas suas pesquisas, também o Twitter castiga quem tenta ser popular nas suas listas a todo o custo. Comprar ou trocar seguidores vai contra algumas das políticas do Twitter e pode, no limite, ver a sua conta extinta da rede social deitando a baixo o seu trabalho de alguns meses ou mesmo anos. Seja correto e não se deixe seduzir pelas facilidades que alguns planos de compra ou troca de seguidores mostram.

11 – Ofereça alguma coisa aos seus seguidores

Uma ótima maneira de aumentar a sua lista de seguidores exponencialmente é oferecer alguma coisa a quem o seguir no Twitter. Há muitos blogs que oferecem um e-book a quem segue os seus perfis do Twitter, ou então oferecem outros produtos ou descontos a quem os segue. Como é natural, a lista de seguidores aumenta imenso quando se fazem estas campanhas, mas lembre-se que tem que oferecer algo que tenha alguma qualidade. Caso contrário provavelmente muitos destes seguidores irão deixar de o seguir e nunca mais irão querer saber de si.

12 – Publique no Twitter algo de interessante

Tal como no ponto anterior, esta é uma técnica que tenta aliciar os potenciais seguidores. Se você partilhar no Twitter alguma coisa realmente interessante e com um título bastante sugestivo, é natural que os seus seguidores aumentem. Quantas mais vezes partilhar coisas interessantes, mais seguidores você terá!

13 – Mostre-se

Há quem tenha perfil no Twitter, mas apesar de estar frequentemente a partilhar e participar na rede social, é considerada uma pessoa que se esconde um pouco. Isto porquê? Sobretudo porque essas pessoas abusam dos tweets automáticos e parecem robôs e não pessoas a fazer tweets. Tente ser natural ao escrever um tweet e não um robô, fuja à monotonia e comunique expressivamente com os seus seguidores.

14 – Use a lei da reciprocidade

A chamada lei da reciprocidade do Twitter consiste em seguir quem nos segue e esperar que quem seguimos nos siga também. Se todos usassem esta lei, ter muitos seguidores dependia exclusivamente de perder algum tempo a seguir toda a gente que lhe apetece. Por esta mesma razão esta técnica é um pouco impopular para algumas pessoas, mas a verdade é que em certas situações funciona mesmo. Lembre-se apenas de não exagerar quando se puser a seguir todos os usuários que vê para que não seja confundido com um script qualquer e ser punido pela administração do Twitter.

15 – Siga-nos no Twitter

Isso mesmo, siga-nos no Twitter e aprenda mais técnicas para fazer crescer a sua lista de seguidores nesta rede social!

Escola Blog no Twitter

E você como ganha mais seguidores no Twitter?

Diga-nos que técnicas você usa para ter mais seguidores no Twitter e partilhe o nosso artigo!