A marca pessoal nada mais é do que identificar e comunicar de forma clara ao mercado o que você faz de relevante e de forma diferenciada. É transparecer e amplificar suas qualidades para potenciais clientes e se tornar autoridade no assunto para algumas pessoas. Se você entender seus pontos fortes, habilidades, paixões e valores, você pode usar estas informações para se destacar dos concorrentes.

Essa é uma ferramenta muito poderosa, porque ela envia uma mensagem clara e consistente sobre quem você é e o que você tem para oferecer de melhor! Ter uma marca forte é um diferencial gigantesco no mercado concorrido que vivemos nessa era digital. Uma empresa que não possui uma marca forte, precisa constantemente entrar nas famosas “brigas por preço”. Quem cobra menos, leva o cliente.

Quando se trata de marca pessoal é a mesma coisa, caso você não tenha autenticidade e autoridade em seu mercado, muitos possíveis clientes deixaram de fazer negócios com você, para fazer com pessoas que elas acreditam possuir maior credibilidade.

 

O que uma Marca Pessoal Forte Pode te Trazer…

ng3270483

  • Pode aumentar a sua autoconsciência
  • Ajuda a esclarecer e alcançar seus objetivos profissionais
  • Ajuda você a criar visibilidade e presença no mercado
  • Oferece mais controle e poder de seu negócio
  • Cria riqueza sustentável e não momentânea
  • Cria relacionamentos profissionais mais fieis e duradouros

 

Comece olhando para si mesmo

Olhe de forma crítica e transparente para si mesmo. Quais são os seus pontos fortes e fracos em relação aos objetivos que você escolheu e aos seus concorrentes? Que recursos você pode utilizar e qual diferencial você pode apresentar para o mercado?  Que fatores externos representam oportunidades e ameaças para o seu sucesso? O que ou quem é a sua concorrência ou principal representante do mercado que você quer atuar? Nesse exercício de marca pessoal, você não precisa anotar as repostas, mas parar para pensar nelas já é um bom exercício que muitas pessoas não realizam.

 

Utilize as Mídias Sociais para alavancar sua Marca Pessoal

As redes sociais nos deram a de transmitir nossa mensagem pessoal. Para fins profissionais, temos LinkedIn para se conectar com outras pessoas de nosso mercado. Para compartilhar com amigos e familiares há o Facebook. Pinterest é onde nós podemos mostrar nossas paixões e nosso lado mais criativo. Instagram é votado para a auto-expressão, as pessoas costumam utilizar para mostrar poder. Já o Twitter, para interagir com pessoas importantes do mercado, sem parecer inoportuno ou com segundas intenções. Gerar networking é um ponto importantíssimo e fundamental no marketing pessoal, mas deve ser utiliza de forma honesta e sem puxa-saquismo, pois as pessoas conseguem facilmente detectar um impostor.

Você pode utilizar essas redes sociais para interagir com o mercado, expor ideias, artigos e compartilhar conteúdos relevantes, apenas certifique-se de que você fazendo isso conscientemente e de forma consistente. De nada vale misturar suas posições contrárias sobre temas polêmicos como religião e política, sem realizar uma filtragem de quem vai ler ou ter acesso a esse conteúdo. Seria um tiro no pé. Não misture o profissional com o intimo.

 

Fora da Internet: Pense em Sua imagem

Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Ralf, com quase dois mil Diretores de RH, entre eles 100 brasileiros, mostrou que  67% desses diretores afirmaram que a boa aparência influencia bastante ou significantemente no ambiente de trabalho. E isso não diz respeito somente a roupa, mas ao cabelo, barba, olheiras e tudo mais.

Quando falamos aparência, não necessariamente você precisa utilizar roupas chiques em reuniões e nem usar canetas caríssimas (muito embora, em alguns mercados isso seja relevante). O que eu quero dizer aqui é que é importante você se adaptar ao ambiente. Se for uma reunião em uma agência de publicidade, você não precisa ir de social, terno e gravata. Agora se é uma reunião com um investir financeiro, talvez seja interessante ir com uma camisa, ou uma roupa mais formal caso você seja mulher.

Para alguns isso pode parecer fútil, mas se até os funcionários das empresas precisam se enquadrar em algumas normas, você como visitante precisa prever isso. Com certeza essas técnicas serão um bom começo para você começar a olhar com mais atenção a sua marca pessoal e a vender mais. Olhe-se no espelho e saiba que o mercado vê, é o que você mostra ser, e não o que você é realmente.

Exponha suas qualidades!

 

Escrito por Alexandre Campos, especialista em Marketing Pessoal e fundador do Empreendedor Moderno