Muitos de vocês já devem ter reparado que este fim de semana que passou foi mais um fim de semana de mudança para o Escola Blog! Houve algumas mudanças drásticas em alguns pontos do site, assim como melhoramentos ao nível do design e, sobretudo, ao nível da otimização. Esta fase que terminou este fim de semana, foi a 1ª de 3 grandes fases para que programei internamente para o blog. A 1ª fase consistiu num upgrade da homepage do site, dos meios de subscrição e da integração de um fórum para a nossa comunidade. Mas isto é apenas o que os nossos visitantes podem ver. Houve ainda imensas alterações na estrutura do site que o tornaram incrivelmente mais rápido e leve, e umas outras que irão facilitar a navegação dos nossos leitores daqui para o futuro.

A primeira mudança, a Home Page

Escola Blog
Logo na principal página de abertura do site, encontramos uma grande diferença, a nossa Home Page. Retiramos da nossa Home Page a lista de artigos típica de um blog, mudando assim a primeira impressão que se têm ao entrar pelo endereço principal que este é apenas mais um blog. A nossa página inicial foi, sobretudo, pensada para os nossos visitantes. Quando um visitante aterra na nossa página inicial, terá à distância de um clique tudo o que é realmente importante para ele.

Escola Blog
Em grande plano aparecerão os artigos do blog que estão em destaque numas grandes imagens em slide. Facilmente pode aceder a qualquer um deles, bastando para isso clicar na imagem ou na descrição de cada um que vai aparecendo.

Escola Blog
Puxando um pouco mais para baixo, encontrará uma pequena lista muito interessante. Do lado esquerdo encontrará os botões para seguir o nosso blog através das redes sociais. Estes botões mudam de cor quando passa o rato por cima deles, dando a entender qual a rede social a que vai aceder sem ler o texto do botão. Esta é uma ótima forma de aproveitar intuitivamente todo o poder que as redes sociais têm na internet, tendo grande destaque ao estarem num dos sítios mais privilegiados do site. Já do lado direito, encontrará os botões para as novas ferramentas do nosso site. A partir daqui terá acesso ao nosso novo fórum e aos formulários de sugestão de artigos e de envio de Guest Posts. Agora você pode sugerir um artigo no Escola Blog ou então enviar um artigo seu para ser publicado cá, uma prática conhecida como Guest Post! Falaremos em baixo sobre o Fórum mais pormenorizadamente.

Escola Blog
Um pouco mais em baixo, os nossos leitores têm acesso a uma outra novidade no Escola Blog. Um bloco de duas colunas onde são apresentados os últimos 5 artigos do lado esquerdo, e os 5 artigos mais populares do site do lado direito. Já muitos outros blogueiros conseguiram comprovar que ter um bloco deste género na Home Page é ótimo para atrair visitantes a tornarem-se seguidores mais assíduos de um site/blog. A verdade é que é sempre curioso ver que temas são mais discutidos pela comunidade de um determinado blog, e ter esses dados à mostra são ótimas formas de atrair novos leitores assíduos.

Escola Blog
Já a sidebar da Home Page, optamos por uma abordagem mais simples e minimalista. Apenas se mantiveram os botões de partilha (que foram mudados incorporando assim o número de subscritores correspondentes, sendo este aspeto comum a todo o site), assim como a caixa de subscrição. Já um pouco mais em baixo, foi reservado um espaço publicitário.

O Fórum Escola Blog

Escola Blog
O Fórum Escola Blog foi outra grande novidade incorporada nesta fase. O fórum está totalmente integrado no site, fazendo assim com que os nossos membros se caracterizem com o nosso layout, sabendo onde estão antes mesmo de tentarem saber. Este foi um dos aspetos que mais quis respeitar, uma vez que acho essencial que se mantenham as mesmas linhas em todo site, de modo a consolidar a imagem e a marca que estou a desenvolver!

Escola Blog
Para os amantes de fóruns e ao mesmo tempo redes sociais, há uma excelente notícia. O registo no fórum (é preciso registar-se para poder postar, embora não seja necessário para conseguir ler) pode ser feito através das redes sociais ou outras contas como Google ou Yahoo!. Mais uma vez acho que não podemos deixar de lado o poder destas gigantes da internet, aliando assim o seu poder à comodidade no registo do fórum.
Com estes dados, penso que o Fórum Escola Blog será uma mais-valia a toda a comunidade, garantindo assim novos meios de comunicação entre a administração do site e os nossos visitantes!

A melhorada zona de artigos

Escola Blog
Também a zona de artigos, o sítio onde estão listados os artigos do nosso blog, foi melhorada. Houve aqui uma preocupação em manter o design mais limpo e menos agressivo ao olhar dos nossos visitantes.
Foram criados novos botões de acesso aos comentários de cada artigo, que têm uma forma oval quando têm menos comentários e que ficam com uma forma circular quando têm mais comentários, podendo assim sem ver o número de comentários, identificar aqueles artigos mais populares que se encontram na página.

Escola Blog
Já o botão de acesso ao conteúdo integral do artigo foi melhorado, tornando-se mais intuitivo do que a anterior frase sublinhada “Leia o artigo completo”. Agora será mais visível onde terá que carregar para ver o artigo completo!

Escola Blog
Foi também criado um interessante sistema de partilha, onde basta passar o rato por cima de do botão para abrir um pequeno menu com os botões share das redes sociais. Para fechar o menu, basta passar de novo o rato por cima dele e ele esconderá os botões de partilha.

Os artigos

Escola Blog
Passando aos artigos propriamente ditos, houve aqui pequenas alterações. Esta zona do site já tem vindo a sofrer algumas mudanças desde há algum tempo, com a introdução do novo sistema de comentários e da faixa publicitária no fundo do artigo. Nesta fase apenas foi melhorado o sistema de partilha nas redes sociais, colocando num local próprio os botões share do Facebook, Twitter e Google+.

As páginas de Recomendações

Escola Blog
As páginas de recomendações também foram melhoradas, no entanto o único aspeto visível é o novo botão que contem o link para o site do produto, que é agora muito mais visível e aparece no inicio e no fim da página. Estas páginas de recomendações são páginas criadas com Custom Post Types, podendo assim personalizá-las totalmente. Espero agora com estes novos botões ter uma taxa de conversão um pouco maior!

A grande otimização

Escola Blog
A grande vantagem depois de concluída esta fase está sobretudo na grande diferença de otimização do site. Anteriormente havia alguns defeitos quer a nível de SEO, quer a nível de velocidade de carregamento que foram agora corrigidas.
Para terem uma noção, submetemos o site a alguns testes com umas ferramentas que há na internet (GTmetrix é ótimo porque integra o Page Speed do Google e o YSlow do Yahoo) e notaram-se diferenças fantásticas com estas otimizações. O tempo de carregamento é agora de apenas 2,5 segundos aproximadamente na Home Page e de 6,3 segundos na página de artigos, contra os mais de 13 segundos que demorava anteriormente a carregar! O site está agora muito mais rápido e leve! Para além disso, tivemos excelentes cotações nos testes do Page Speed e YSlow, que nos indicam que estamos no caminho correto na otimização do site!

Podem ver na imagem em cima, o comparativo entre a página inicial e a página de artigos do nosso site e conferir esses mesmos resultados.
A otimização do site foi o trabalho mais árduo desta fase, mas estou satisfeito com os resultados que obtive. A velocidade de carregamento melhorou imenso, assim como a quantidade de visitas vindo do Google também tem vindo a aumentar bastante! Com estas novas características certamente a taxa de rejeições do blog diminuirá e conseguiremos ainda mais e melhores resultados!

E você o que acha do upgrade que fizemos no site?

Agora que concluímos a 1ª fase, vamos entrar na 2ª que consiste numa otimização ainda maior do site. Esta segunda fase será um pouco menos visível que a primeira, no entanto penso que os resultados influenciarão de uma forma razoável a navegabilidade no site! Poderão também ser corrigidos entretanto alguns bugs que vão sendo encontrados com o decorrer do tempo!

Até já!