O comércio via internet é uma realidade da qual não dá mais para fugir. Para ser bem sucedido no universo virtual é necessário compreender o seu funcionamento e adaptar o negócio à linguagem e público que está online. Todo mundo sabe que a internet oferece um mundo de oportunidades, mas é necessário saber aproveitá-las corretamente.

Abrir um negócio online é relativamente fácil, o difícil é mantê-lo funcionando por muito tempo e gerando lucros. O universo cibernético é muito dinâmico e os empresários que não sabem acompanhar este ritmo frenético estão fadados a fracassar.  Para obter sucesso é necessário apostar em dinamicidade para atingir diretamente o público-alvo.

A chave para o seu negócio virtual ir de venta em pouca é sem dúvidas o Marketing Digital, um assunto cada vez mais presente entre os empresários visionários. Com o intuito de orientar quem está começando a transitar por este meio, o autor Conrado Adolpho lançou o livro ‘’ Os 8 Ps do Marketing Digital’’, onde é possível ter acesso aos itens básicos para empreender na internet.

Para te ajudar a melhores o seu negócio, iremos trazer abaixo os 8 Os do Marketing Digital:

8ps-marketing-digital

1 – Pesquisa

De nada adianta sair queimando cartucho com divulgação se a empresa não conhece quem é o seu público-alvo e o que ele espera da marca que está sendo divulgada. A melhor forma de chegar até as pessoas é através da pesquisa, com perguntas que possam responder os seus questionamentos para melhorar o serviço prestado.

O ideal é implementar uma pesquisa na própria página do seu negócio, onde fique fácil para os visitantes responderem. Porém, cuidado! Não faça uma pesquisa muito longa, pois o público pode não ter paciência para responder. Foque nas perguntas que são importantes para a empresa e as disponha de forma objetiva como, por exemplo, ‘’ Está satisfeito com o serviço?’’, ‘’O que poderia melhorar?’’.  

 2 – Planejamento

Após obter as respostas que busca para melhorar a empresa é hora de se planejar. Tendo como base o retorno dado pelo público é preciso montar estratégias que sejam capazes de atingir os seus clientes. Sente-se junto com a sua equipe e decida qual será o valor do investimento destinado para sanar os problemas apontados e divulgar a marca. Faça uma planilha com cada item e o custo para colocá-lo em prática, profissionais a serem contratados, etc.

3 – Produção

Lembre-se não basta apenas fazer o planejamento, é preciso que a ideia saia do papel. Portanto, comece a produzir as peças de publicidade, que devem ser diferentes para cada veículo como redes sociais, email e sites. Porém, a mensagem a ser passada deve ser a mesma.

4 – Publicação

Feita a produção das peças é chegado o momento de publicá-las. É recomendado enviar as propagandas para todos os canais como email, redes sociais, sites, móbile ao mesmo tempo, de modo a atingir o público rapidamente.

5 – Promoção

O objetivo deve ser sempre atrair o público e para isso nada melhor do que investir em promoção. A partir do que foi apurado sobre o perfil das pessoas que consomem a sua marca, monte promoções que sejam atrativas, estimulando a propagação do nome e dos serviços da empresa.  Utilize as redes sociais para que as promoções sejam compartilhadas.

 6- Propagação

A propagação também pode ser chamada de Marketing Viral, onde os próprios consumidores da marca a propagam em seus canais. Sendo assim, bole promoções que possam ser compartilhadas entre o público e atinjam novas pessoas, que venham a conhecer a empresa.

7- Personalização

Personalize a sua marca, investindo em publicidade segmentada, que seja direcionada apenas para o seu público e não genérica. Se possível, encontre formas e interagir diretamente com o perfil dos seus consumidores.

8- Precisão

Por fim, é importante mensurar os resultados do marketing digital e verificar se ele foi eficiente. Após uma campanha é recomendado avaliar o número de pessoas que aderiu a marca, a visualização da página da empresa, a quantidade de compartilhamento das propagandas. Seguindo este passo é possível melhorar cada vez mais.

Gostou do conteúdo e das dicas? Comente!

Por Matheus
Colaborador do portal Novo Negócio, portal com várias ideias de negócios (Link) desde loja de roupas até negócios inovadores.