Link Building, o que é?

Link Building não é mais do que um conjunto de estratégias de conseguir links externos para o seu site, de forma artificial, mas que fomente a naturalidade futura do aparecimento desses links externos. Não percebeu? Resumidamente, são técnicas que os webmasters usam para que o seu site seja referenciado (tenha links que liguem ao seu site) por outros sites/blogs.

link building

 

 

 

 

Apesar de o Link Building começar por ser um trabalho artificial, porque somos nós que forçamos o aparecimento desses links noutros sites, com a evolução do seu site, se manter uma boa qualidade e se manteve estratégias de Link Building de sucesso, verá que no futuro terá backlinks que aparecerão com naturalidade, porque está a ser uma referência para diversos sites.

Recomendamos que leia os seguintes artigos:

 

Ter um site que se destaque dos demais é um dos maiores objetivos de todos os blogueiros, mas que muitas vezes não é alcançado, embora nem sempre seja porque não se produz conteúdo de qualidade. Uma das razões pela qual o seu blog não está a ter sucesso pode ser pela má (ou inexistente) estratégia de Link Building que está a fazer. Ter referências de outros sites para artigos seus ou apenas links para o seu site são boas estratégias de Link Building, mas não são as únicas. Por vezes fazer o contrário e referenciar matérias de outros blogs é igualmente benéfico para o seu projeto.

Os motores de busca, particularmente o Google, é bastante rigoroso nas indexações dos conteúdos e beneficia os blogs e sites com conteúdo de qualidade e que gere grande número de backlinks de qualidade.

Se não percebe nada de Link Building ou se percebe mas não sabe o que fazer, eis uma lista de 20 técnicas que o ajudarão a ter sucesso no futuro:

 

1. Link Baiting

Link Baiting consiste em ter backlinks pela extrema qualidade do seu artigo ou pelo interesse do tema que escreveu, ou seja, quando um blogueiro referencia um artigo seu por ter um conteúdo relevante. É uma das estratégias mais apreciadas pelos motores de busca (mais uma vez, principalmente pelo Google), mas é também uma das mais complicadas. Precisa de ter conteúdos de extrema qualidade e relevância ou ser uma referência em determinado nicho de mercado.

 

2. Use diretórios e agregadores de conteúdo

A inscrição e envio de matérias para os diretórios e agregadores de conteúdo é uma ótima maneira de conseguir backlinks. Apesar de alguns serem de qualidade, é necessário ter cuidado porque alguns (nomeadamente agregadores de conteúdo) podem deixar uma taxa de rejeição muito alta no seu site/blog.

Leia também:

 

3. Compra de artigos patrocinados

artigo patrocinado

 

 

 

 

 

Se tiver algum dinheiro para investir, uma boa maneira de ter backlinks de qualidade é comprar um artigo patrocinado num site ou blog. Se esse site for de qualidade e tiver bastante tráfego, poderá até ter mais do que backlinks de qualidade, e obter algumas visitas de qualidade também!

 

4. Escreva para outros sites/blogs

Uma boa técnica de Link Building é escrever revisões de produtos, textos de opinião, ou outros artigos para outros sites. Por vezes, para além de ganhar backlinks poderá ganhar algum dinheiro extra que poderá investir no site, uma vez que existem diversos programas que pagam reviews ou outro tipo de textos.

 

5. Troque links

Por vezes, é necessário ceder um pouco para poder ganhar um pouco também. Fazer parcerias de troca de links com outros blogs é uma excelente maneira de garantir o que quer e também de criar relações com outros colegas seus que poderão ser úteis no futuro!

Uma boa maneira de conseguir troca de links poderá ser através de banners!

 

Escola Blog

 

 

6. Comente noutros blogs

Fazer comentários em outros blogs é extremamente produtivo para o seu projeto! É uma das melhores técnicas de Link Building e poderá, tal como em algumas outras estratégias, criar relações com os autores desses blogs.

No entanto, não faça comentários à toa, mas sim comentários construtivos. O seu objetivo não é fazer SPAM, mas sim ter sucesso!

 

7. Crie mais que um blog e ligue-os

Se tem tempo e gosta de escrever, porque não ter mais que um blog? Se tiver mais que um blog pode referencia-los mutuamente e sair a ganhar com isso! Grande parte das vezes, se tiver mais que um blog (se tiver uma rede de blogs), irá beneficiar os diversos blogs constituintes da rede e alavancar os seus projetos mais rapidamente!

 

8. Seja humilde e linke para outros sites e blogs

linkar blog

 

 

 

 

 

 

Uma das melhores estratégias que considerámos é linkar/referenciar outros blogs e matérias que nos foram relevantes! Linkar para outros blogs é essencial do ponto de vista de Link Building e ajudará a construir relações para o futuro, ou seja, se hoje você linkar para um blog de outra pessoa, essa mesma pessoa um dia mais tarde provavelmente também irá linkar para si!

Não pense que vai perder tráfego ao direcionar os seus leitores para a concorrência, porque se a sua referência for relevante para o leitor, estará a ganhar credibilidade e a sua satisfação!

 

9. Participe nas redes sociais

Quando está a participar nas redes sociais, para além de estar a divulgar o seu blog e os seus artigos, está a contribuir para que links que direcionam para o seu site se espalhem pela net! Quanto mais links estiverem por aí a referenciar um artigo seu, melhor para si! Participe ativamente nas redes sociais e faça por aumentar os seus seguidores!

Leia também:

 

10. Participe em discussões

Há muitos lugares onde pode participar em discussões, nomeadamente em fóruns ou outras plataformas. Se participar em algumas discussões, aproveite para divulgar o seu site, verá que lhe trará alguns benefícios. Lembre-se que se ajudar essas comunidades, tornar-se-á uma referência para elas e terá mais backlinks de qualidade!

 

11. Seja o melhor da sua área

podio

 

 

 

 

 

 

Quando você conseguir ser a referência do seu nicho de mercado, você conseguirá ter backlinks de extrema qualidade! Se conseguir ser inovador, ser o primeiro a dar noticias ou novidades importantes para a área ou tiver artigos novos pelos quais todos se irão guiar, irá ter backlinks naturais como os que referimos anteriormente, para além da credibilidade dos seus leitores.

 

12. Divulgação de vídeos

Se tem a possibilidade de criar vídeos sobre os seus temas, crie-os e divulgue-os em canais de comunicação como o Youtube que gera uma boa qualidade de backlinks!

 

13. Crie ferramentas ou aplicações

Esta é uma das estratégias mais complicadas, uma vez que nem todos sabem como criar aplicações para as diversas plataformas. No entanto, se criar aplicações ou ferramentas interessantes, poderá obter um número elevado de backlinks de qualidade!

 

14. Crie um e-book grátis

escrever

 

 

 

 

 

 

Criar um e-book grátis é extremamente importante! Dentro do seu e-book grátis poderá publicitar outros e-books que tenha disponíveis, inclusivamente pagos e, essencialmente, terá a oportunidade de ter excelentes backlinks. Crie um e-book grátis de qualidade e haverá alguns sites que terão artigos referenciando o seu trabalho.

 

15. Tenha o link do seu site na assinatura do seu mail

Um dos métodos de comunicação mais utilizados pelos webmasters é o e-mail, portanto é uma ferramenta que podemos explorar. Se tiver o link do seu site na assinatura do seu mail poderá obter um número interessante de backlinks!

 

16. Atualize o seu blog frequentemente

Se tiver uma frequência de atualização elevada, você terá mais links para divulgar e referenciar. Com isto, terá mais oportunidades de ter backlinks dos seus leitores e seguidores em matérias de sites deles.

Leia também:

 

17. Responda aos comentários do seu blog

Responder aos comentários do seu blog, para além de deixar os seus leitores satisfeitos, irá aumentar a sua credibilidade e consequentemente o seu nível de referência. Se responder às dúvidas dos seus leitores, eles podem depois responder a dúvidas de outros com base nas suas explicações e direcionar tráfego para o seu site!

 

18. Inove, faça coisas novas

inovar

 

 

 

 

 

 

Ser pioneiro em alguma coisa é a melhor maneira de obter backlinks. Se criar ou fizer a

lguma coisa que nunca ninguém tenha feito, vários sites irão falar do que você fez e irão linkar para si! É difícil inovar, mas se o fizer estará um passo à frente da concorrência!

 

19. Faça o chamado “Dead Link Building”

Dead Link Building (Link Building Morto) é, para quem não conhece, uma das técnicas mais eficientes de todas as apresentadas. Sucintamente, consiste em procurar, em sites com boa autoridade e relevância, links quebrados de antigos artigos e produzir conteúdo seu de qualidade para substituir esse mesmo link.

É uma técnica muito trabalhosa que requer muita pesquisa e conhecimento, mas poderá ser ótimo para o seu site e até para as suas relações com os donos dos sites que vai ajudar a substituir os links quebrados!

 

20. Patrocine temas/templates de blogs

templates que são utilizados por milhares de blogueiros, por isso é patrocinar de algum modo e garantir um link para o seu site no template é uma fonte ótima de backlinks! Uma das grandes vantagens é que você poderá estar a ganhar backlinks sem ter trabalho nenhum, bastando que alguns dos milhares de blogs que nascem diariamente usem um dos temas que você patrocina!

Leia também:

 

 

E você que estratégias de Link Building utiliza no seu site ou blog?

 

Aqui estão 20 ótimas estratégias para ter sucesso, no entanto há webmasters que têm as suas próprias estratégias! Partilhe connosco a sua experiência!