Trabalhar SEO dos seus blogs é um desafio que cada vez tem mais importância na atualidade. Chegar às primeiras posições das pesquisas do Google é cada vez mais imprescindível para que um blog ou site cresça correta e sustentadamente, no entanto continua a ser um trabalho que exige muito esforço e dedicação, assim como algumas horas de estudo sobre a concorrência, palavras chave corretas e autoridades. Mas valerá a pena? Trabalhar no SEO de um site será assim tão importante para que seja cada vez mais uma preocupação dos webmasters em geral? Bom, esta é uma pergunta a que esperamos que consigam ter resposta no final deste artigo!

escola blog

SEO, siglas de Search Engine Optimization, refere-se a um conjunto de elementos e técnicas aplicadas por alguns profissionais (e não só) com o objetivo de otimizar o seu site para os motores de busca. O grande objetivo do SEO é melhorar posicionamentos de sites para as palavras pretendidas nos resultados de pesquisa dos motores de busca (sobretudo Google).

1.    Porque ter tráfego orgânico é importante?

Sendo o tráfego orgânico aquele que é gerado de graça pelos mecanismos de pesquisa (uma vez que há tráfego proveniente destes que é pago, através do AdWords por exemplo), é extremamente importante que haja um grande fluxo de visitantes que venha deles. Em grande parte dos casos, o tráfego proveniente dos motores de busca é o de melhor qualidade, fruto do conteúdo estar diretamente relacionado com a pesquisa que efetuaram. Por outro lado, o tráfego proveniente de referências, como agregadores de conteúdo ou redes sociais é, teoricamente, um pouco menos eficaz na conversão que o proveniente dos motores de pesquisa, uma vez que as pessoas que visitam um site através de referências são atraídas por um título ou por uma imagem e nem sempre pelo conteúdo. Há no entanto algumas vantagens neste último tipo de tráfego que deve ser igualmente aproveitado pelos webmasters.

escola blog
Outro grande facto que não deve ser desprezado, é que os mecanismos de pesquisa são dos locais da internet mais visitados e, por isso mesmo, que maior volume de tráfego enviam para outros websites. Veja-se o gráfico em cima, que corresponde às origens do tráfego do Escola Blog, para ver que o tráfego orgânico é o tipo de tráfego mais influente e com perspetivas de se manter assim!
É portanto muito importante investir o seu tempo para gerar tráfego orgânico, que é aquele que não tem que pagar para obter e é o mais importante para o seu projeto! Um site bem posicionado nas pesquisas do Google é um site de sucesso e que tem diariamente milhares de visitas!

2.    Qual a importância do SEO no tráfego orgânico?

Uma vez que já percebeu qual a importância do tráfego orgânico, é altura de perceber como obter esse mesmo tráfego orgânico. Para isso mesmo existe o SEO. É através de algumas técnicas de SEO que vamos explicar nos próximos artigos que os resultados vão aparecendo e o seu site começa a subir posições nas pesquisas do Google e companhia, recebendo assim cada vez mais tráfego dos motores de busca!
A verdade é que considero que trabalhar o SEO do seu site é imprescindível para obter bons resultados e chegar ao topo. Repare que nem sempre um site com mais qualidade aparece nas melhores posições do Google para certas palavras-chave e há muitos blogueiros e webmasters que não percebem porque. A resposta a esta questão é muito simples, acontece que a concorrência desse site, mesmo que não tenha um conteúdo tão rico e de tanta qualidade como o seu, tem o seu site muito melhor otimizado para os mecanismos de pesquisa! Para ter uma noção do impacto que essa otimização tem, veja em baixo um gráfico que mostra o tráfego proveniente do Google para um artigo do Escola Blog em que se nota claramente a diferença de tráfego com a otimização para SEO e sem a otimização para SEO.
escola blog
Veja-se que o número de tráfego vindo do Google subiu consideravelmente, e isto apenas para um único artigo! Imagine agora se otimizar todo o seu site, o tráfego proveniente será perto do dobro, tal como acontece neste artigo! Um dado interessante neste gráfico, é que antes da otimização, o artigo nunca tinha sido visitado por mais de 30 pessoas que chegaram até ele pelo Google (valor representado peloa linha vermelha horizontal). No entanto, desde o momento em que fiz a otimização do artigo e essa barreira ultrapassada, nunca mais desceu desse valor, prova que o tráfego orgânico é uma excelente forma de investimento, mesmo não sendo necessário aplicar qualquer dinheiro!

E você, acha que SEO é importante para ter mais tráfego no seu site?

Muitos webmasters se questionam da mesma maneira, no entanto todos eles recorrem aos mecanismos de busca diariamente! E se o seu site fosse o primeiro a aparecer quando você escreve as palavras da sua pesquisa?