Montar um blog de qualidade não é suficiente para mantê-lo bem posicionado nos motores de busca, ainda mais quando pensamos na grande quantidade de novos blogs que são criados diariamente. Utilizar técnicas de SEO e boas ferramentas de analise é fundamental, quer aprender como fazer isso? Confira tudo de forma simples e prática para qualquer um conseguir!

tecnicas-seo

Técnicas de SEO para Melhorar seu Posicionamento

Antes de conhecer algumas ferramentas que irão lhe auxiliar a analisar o SEO da sua página é necessário saber como fazer SEO. Por isso, vamos ensinar as técnicas essenciais para você manter seu blog bem visto aos “olhos” dos motores de buscas.

 

URL – Domínio

O blog inicia por uma URL e domínio. Neste momento já inicia as estratégias de SEO. Você precisa procurar palavras-chaves que tenham boa quantidade de visitas mensais. Claro, estas palavras-chaves devem ter “relação” com seu nicho. Bom, depois disso tente elaborar uma URL que ainda não seja utilizada com as melhores palavras-chaves que encontrou. Faça o possível para montar uma URL curta e fácil de memorizar.

Títulos e Subtítulos

Cada post que você fizer em seu blog devem ter títulos e subtítulos previamente estudados. Eles devem conter palavras-chaves com boas buscas e relacionadas ao seu site, de preferência envolvendo as suas principais palavras-chaves. Tente unir títulos objetivos, diretos, de qualidade e com as palavras-chaves corretas.

Conteúdo de Qualidade x Conteúdo SEO

A quem diga que o conteúdo de qualidade e o conteúdo voltado para SEO são antagônicos, opostos, mas isto não é verdade. Você deve tentar montar um conteúdo de qualidade e que envolva as ferramentas de SEO. Tente empregar a palavra-chave principal no primeiro parágrafo e a cada 150 palavras (mínimo), isto já será suficiente para te trazer bons “pontinhos” no SEO do conteúdo e, claro, mantenha o foco nos títulos e subtítulos. O restante? Foque na qualidade do texto.

Tamanho de Texto Ideal

Não existe um tamanho ideal, mas sim recomendável! O recomendável é fazer textos de 500 a 600 palavras. Abaixo de 400 palavras os motores de busca costumam “não gostar muito”. Mas claro, caso seu texto seja de qualidade, objetivo e sem muita “lenga lenga” e tenha ocupado 1000 palavras, tudo bem.

Imagens com Atributos ALT

Utilize entre 3 a 5 imagens em seus posts de (500 palavras). Você já deve ter ouvido falar em “atributo ALT”, afinal, que bicho é este?

O atributo ALT nada mais é do que atribuir uma “legenda” na imagem. Deve-se fazer isto porque o mecanismo de leitura utilizado pelos motores de busca não tem capacidade de ler imagens, mas tão somente texto, assim você não perderá de indexar as imagens e melhorar seu SEO.

Meta Description

A meta description é aquela pequena “frase” que aparece embaixo do nome do site quando se faz uma pesquisa. Ela será responsável por fazer com que o usuário clique e entre em seu site. Existem controvérsias quanto ao fato dela ser responsável pelo rankeamento ou não, mas vale a pena fazer algo bem feito, não acha?

Links Externos e Links Internos

Os links externos, ou seja, aqueles que são encontrados em outros sites/blogs e estão voltados para você tem grande peso na formação do pagerank e da formação do seu posicionamento nos motores de busca. Ora, é fácil de concluir isso, afinal, se você possui muitos links externos para seu site, significa que o mesmo tem conteúdo de qualidade.

Já os links internos são uma boa forma de indexar mais rapidamente os seus posts e páginas. Quando os motores de busca “lerem” uma determinada pagina e encontrarem um link, irão seguir a página linkada e, consequentemente, indexá-la.

É um expert em SEO e tem várias dicas? Você pode complementar o post através dos comentários.

 

Por: Matheus Amaral

Colaborador do portal  Novo Negócio, escritor profissional, aficionado por tecnologia, empreendedorismo e gestão de negócios.

https://plus.google.com/u/0/+ViniciusGon%C3%A7alves/posts

https://twitter.com/novonegocio

https://www.facebook.com/meunovonegocio