Ter um Page Rank alto já não é tão importante como há uns tempos atrás, uma vez que o Google dá agora mais atenção ao conteúdo do seu blog do que ao número de backlinks que você tem. No entanto, ainda é um fator que tem alguma influência nos resultados orgânicos e, por isso mesmo, é bom trabalharmos também um pouco esta vertente que ainda o poderá ajudar a ter algumas alegrias no futuro.

page rank

Para quem não percebe o que é o Page Rank e como funciona, recomendamos um excelente artigo dos colegas do MestreSEO:

 

Como melhorar o Page Rank?

Tal como o resto da gerência de um site ou blog, nada se consegue sem um trabalho rigoroso e árduo. Felizmente, há algumas técnicas que são recomendadas que nos podem ajudar a alcançar os nossos objetivos mais rapidamente e que tornam a nossa gestão mais completa e eficaz. Algumas das técnicas podem ser inclusive aplicadas diariamente e ao longo dos nossos artigos, o que mostra que o Google valoriza sobretudo a qualidade do conteúdo procurando indexar e posicionar as páginas com o nível de qualidade dos seus diversos medidores (onde o Page Rank pode ser considerado um dos muitos fatores de “rankeamento”).

Faça por ter backlinks

Já falamos aqui em algumas técnicas de Link Building que o podem ajudar a ganhar alguns backlinks, e os links ou ligações externas são a base do Page Rank. Normalmente o Google atribui um Rank a uma página conforme o Page Rank das páginas que têm um link para ela. Confuso? Repare na imagem em baixo e verá que percebe rapidamente o conceito de que falamos. Repare que as bolas maiores são as de Page Rank mais elevado e que, no lado oposto, as de menor dimensão são as menos valorizadas por esta métrica do Google.

melhorar page rank

(Imagem CC-by-SA retirada do Fã-Clube do Google)

Para conseguir backlinks que sejam sobretudo de qualidade, é necessário que consiga ter um conteúdo de qualidade e que seja realmente útil a alguém. Repare que se o seu conteúdo for útil a uma pessoa, essa pessoa irá referenciar a sua página algures na web, e depois se outra pessoa achar o conteúdo útil, ela fará o mesmo… Se conseguir ter vários artigos com grande qualidade e conseguir manter um ritmo de lançamento de artigos de qualidade, verá que terá muitos backlinks e, consequentemente, o seu Page Rank irá subir gradualmente.

Faça uso das redes sociais

Apesar de ganhar links seja a forma mais eficaz de melhorar o seu Page Rank, as redes sociais são também uma forma muito válida que você pode e deve aproveitar ao máximo. Há diversas redes sociais que não deixam passar o juice através dos links que são partilhados através delas, muito por culpa do atributo “nofollow”. No entanto, há algumas redes sociais que não utilizam este atributo ou que não o utilizam em todos os links partilhados e, por isso mesmo, são uma ótima fonte de juice para o seu site melhorar o Page Rank.

redes sociais

Repare que muitas das redes sociais têm um elevado Page Rank e, por isso mesmo, podem ajudar o seu site a subir o Rank mais rapidamente do que outros sites! Para além disso, o facto de os seus artigos serem partilhados para milhares de pessoas, faz com que aumente a possibilidade de ter backlinks e de que mais pessoas gostem e referenciem os seus artigos.

Utilize os diretórios e agregadores de conteúdo

Já aqui referimos diversas vezes a importância de partilhar os artigos em diretórios e também já fizemos aqui uma lista com os melhores diretórios para dar a conhecer os seus trabalhos ao mundo. Tal como nas redes sociais, há muitos diretórios e agregadores de conteúdo que não têm o atributo “nofollow” nos seus links e, com os seus altos Page Rank, são ótimas fontes de juice para as suas páginas.

diretorios

No entanto, procure partilhar os seus artigos em diretórios relacionados com o nicho do seu site e, certamente que links vindos de diretórios destes têm mais valor para o Google que um diretório de outra área qualquer.

Corrija os problemas do seu site

corrigir

Tal como em quase tudo num site, a otimização e correção de problemas é uma parcela importante para ganhar Page Rank. Utilize várias ferramentas, nomeadamente o Google Webmasters Tools, para encontrar problemas de links quebrados e páginas 404 no seu site, corrija-as e fique de olho nesta questão.

Se tiver links quebrados ou páginas 404 para algumas ligações, está a perder juice para nada, quando pode fazer-lhe falta para melhorar o Rank de outras páginas importantes para o seu projeto. Aproveite alguns tempos livres que tenha e corrija os problemas internos do seu projeto!

Mantenha-se a par das novidades e atualize o seu site frequentemente

novidades

Há algumas coisas interessantes que você pode fazer no dia-a-dia, mas poucas são tão eficazes como esta. Manter o seu blog atualizado com as últimas novidades, e ser o primeiro a passar a mensagem, é uma das melhores formas de ganhar backlinks. Já deve ter reparado que os primeiros sites a divulgar uma notícia são, naturalmente, muito citados e referenciados pelos seus visitantes e interessados.

Aproveite as Newsletters, RSS e outros meios de divulgação de alguns serviços relacionados com o seu nicho e seja o primeiro a divulgar uma notícia interessante! Verá que obterá backlinks de qualidade e com um volume considerável!

E você como melhora o seu Page Rank?

Há diversas formas de melhorar esta métrica do Google, no entanto nem todas são eficazes e, muito menos, imediatas! Diga-nos como você trabalha o seu Page Rank!