Não é de hoje que o Google está pregando uma pegadinho com todos os empreendedores digitais. Na realidade isso já acontece a anos.

É incrível a habilidade que o Google possui nos resultados de buscas e principalmente a constante mudança que seus algoritmos estão, é graças a isso que estamos vivendo uma grande valorização dos profissionais de SEO. A grande questão é que nem sempre todos estão atualizados, afinal o Google é importante mas não é a única fonte de tráfego e então é normal você sempre focar em uma fonte de tráfego e não dar tanta importância para outra.

Se você não estiver imergido no mundo do SEO provavelmente irá sair prejudicado em algumas de suas atualizações, então para isso separei uma lista de erros comuns que você deve evitar para não ser punido pelo Google. Apesar de não ser uma garantia de que você nunca será punido, é interessante evitá-los para que ao menos você não sofra nas mais recentes atualizações do seu algoritmo.

O SEO é um dos mais belos trabalhos, dito por muita gente que ele morreu e o que vemos é exatamente ao contrário: ele nunca esteve tão vivo. E evitar esses erros pode ser a base para seu sucesso.

Vamos ao que interessa: Os Erros Mais Comuns no SEO

Existem erros muito grotescos no mundo do SEO e é nesse que iremos focar. Os erros mais ligeiros e poucas vezes cometidos não é o nosso foco, afinal nem sempre você irá cometê-los, por isso recomendo estar sempre atualizado e estudando mais e mais sobre SEO. Apesar de ser uma fonte de tráfego gratuita, no final das contas ele acaba não sendo tão gratuito quanto parece: gastos com ferramentas, gastos com tempo, gastos com informação e etc.

E claramente isso estará envolvido na nossa lista de erros, vamos a ela.

1 – Focar somente SEO On-Page.

Esse é de longe o erro mais comum e merece estar na primeira posição. Muitos falsos profissionais dizem que basta um bom SEO On-Page e ponto final. Quem derá o SEO o fosse somente isso…

Não iria ter espaço para a primeira posição, iramos ter que criar o rankeamento: 1.1, 1.2, 1.3 e etc. A cada novo pesquisa mudava o primeiro rankeado. Mas como isso não existe, então não devemos focar somente no SEO On-Page, esqueça esses falsos gurus, isso nunca existiu e nunca irá existir. Quando o Google disser que irá facilitar a vida dos novos sites, foque mais do que nunca em outras estratégias que vão além do SEO On-Page.

2 – Não dar importância ao SEO On-Page.

Falar que ele não é o mais importante do SEO não quer dizer que você deva esquecê-lo. É lógico que um bom SEO On-Page irá separar os melhores dos mais ou menos. Então fique atento nele mas saiba que deve diversificar e não ficar exclusivamente focado em melhorá-lo.

3 – Não se preocupar com link building e apenas com conteúdo.

Um bom conteúdo com o tempo irá te trazer mais e mais sites apontando para o que você está dizendo, porém quando estamos começando isso é praticamente impossível. Ninguém enxerga nosso conteúdo, afinal ninguém conhece nosso site. Nós estamos longe de ser uma referência e com isso nosso conteúdo pouco importa. Então você deve correr atrás de ser enxergado por todos, e como vai fazer isso: correr atrás de link building e produzir bom conteúdo ao mesmo tempo.

Sim, isso da muito trabalho. Conciliar ótimos conteúdo com conquista de link building, leva tempo e demora mas no final vale a pena. E você deve fazer essa busca entrando em sites concorrentes do seu nicho e mandando e-mail ou ligando para os próprios donos afim de conseguir uma parceria ou até mesmo fazer um guest post.

4 – Esquecer ações de SEO Off-Page.

SEO Off-Page é tudo aquilo que foge do seu âmbito de conquista pessoal, ou seja, não estamos mais falando da descrição e do título do seu artigo mas sim de formar parcerias fortes e buscar tudo aquele que não tange mais apenas o seu passo.

Uma das mais belas ações de SEO Off-Page é estar presente em eventos pessoais e construir um forte networking. Eventos presenciais do seu nicho, certamente vão te trazer uma gama infinita de oportunidades: conteúdo novo, networking e link building.

Invista algum dinheiro nesses eventos, afinal valerá a pena.

5 – Ter um fraco Marketing de Conteúdo.

Marketing de conteúdo é tudo que você produz para sua audiência e seus artigos estão incluídos nisso. Então ter um artigo pobre, sem muito valor e conteúdo, irá te prejudicar demais. Raramente conteúdos ruins conseguem bons destaques. Então foque muito nisso, invista dinheiro para aumentar seu conhecimento sobre esse assunto. Valerá muito apena.

O Marketing de Conteúdo não é apenas artigos mas também incluí todo meio de comunicação que você terá com sua audiência, dentro disso incluímos as redes sociais, que atualmente são consideradas o melhor local para se explorar o rankeamento dos artigos e para dar mais informações valiosas aos clientes.

Quanto mais viral for seu artigo, mais rápido você irá atingir o 1º lugar do Google.

Fuja do Comum e Evite Esses Erros

Evitando esses 5 erros com certeza você já irá melhorar significamente seu rankeamento no Google e irá evitar ser punido “atoa” pelo Google.

O SEO é muito importante em qualquer projeto digital mas não deve ser trabalho unicamente. Ele deve estar sempre em conjunto com as outras formas de tráfego.