Fazer backups periódicos é extremamente importante para que não perca todo o trabalho dos últimos meses ou anos. Apesar de haver empresas de hospedagem que fazem backups automaticamente, é aconselhável a todos os webmasters terem uma cópia do seu site no seu computador pronto para restaurar caso algo de mal aconteça.

wordpress sql

Particularmente, a base de dados de um site, é um dos componentes vitais de todo o sistema. É aqui que estão guardados todos os seus passos ao longo do tempo e é a partir daqui que o seu site funciona. É altamente recomendável que faça backups com uma frequência elevada para que não perca o seu trabalho e tenha que recomeçar o seu site de novo!

Os dados da base de dados do WordPress são geridos num sistema MySQL. As empresas de hospedagem têm, normalmente um programa chamado phpMyAdmin que nos ajudará a fazer o backup que queremos.

 
 
 

Como fazer o backup à base de dados do WordPress?

Para iniciar o processo, faça login no seu alojamento (host) e procure no seu painel o serviço phpMyAdmin que terá um aspeto semelhante ao apresentado na imagem em baixo. Faça login na plataforma de base de dados e escolha qual a base de dados que quer fazer backup (poderá ter mais que uma se tiver, por exemplo, mais que um site no mesmo domínio).

phpmyadmin

Agora vá à aba “Exportar” (Export) na nova página que aparece.

 exportar

Do lado esquerdo da página, aparece uma zona chamada “Export”. Nela aparecem os ficheiros que tem na sua base de dados e qual o formato em que quer fazer a exportação de dados. Garanta que todos os dados estão selecionados e que o formato de exportação seja SQL.

export select

Agora do lado direito, tem uma outra zona de opções. Tente selecionar as opções tal e qual como está na imagem.

 estrutura de exportação

No fundo da página tem agora mais umas opções para concluir a exportação. Mantenha o nome como está e faça a compressão com ZIP.

executar exportar

Clique em “Executar” (Go) e aparecerá a caixa de download. Guarde o ficheiro, esse é o backup da sua base de dados!

 

Como restaurar a minha base de dados?

Se teve algum problema e tem um backup da sua base de dados que possa restaurar, pode faze-lo com um processo muito simples!

Basta entrar no phpMyAdmin como fizemos no processo de backup, mas em vez de ir à aba “Exportar” (Export), deve ir à aba “Importar” (Import)

importar

Aqui, basta fazer o upload do  ficheiro em formato .zip e carregar em “Executar” (Go) e a sua base de dados foi restaurada!

 

Concluindo, é extremamente importante que faça destes backups com frequência, porque pode acontecer algo de muito grave nos servidores do seu host e você perder tudo o que fez! Não é um processo muito demorado, portanto faça-o, no mínimo mensalmente para que não se arrependa depois!

Leia também:

 

Até já!